A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

13/12/2015 10:56

Adaptar-se às pessoas é chave de sucesso para motivar equipe

Por João Marcelo Furlan (*)

Um dos aspectos essenciais para se alcançar o sucesso é a motivação. Esse termo, que se aplica em diversas esferas, necessita ser compreendido para tornar-se um trunfo nas relações sociais e profissionais. Mas, afinal, como realmente motivar pessoas dentro das organizações?

A resposta não é tão simples quanto parece, mas o que posso afirmar é que por trás de uma equipe motivada existe um líder adaptágil. A Liderança AdaptÁgil consiste em compreender os diferentes perfis dos membros da equipe, conseguindo se adequar e extraindo a melhor performance de cada um deles. Além disso, esse tipo de liderança entende que o mundo e o ambiente estão em constante transformação, por isso, é tão importante adaptar a visão e a comunicação de acordo com a personalidade de cada pessoa.

A motivação (motivo + ação) tem um combustível próprio e ele se chama “emoções”. Em alguns casos, o que sentimos em relação a determinado fato, nos move ou nos paralisa. Devido estar diante de pessoas com perfis comportamentais diferentes, necessita-se saber como emocionar os funcionários para transformar os sentimentos em ação, o que levaria a mobilizá-los. Um líder mais próximo de sua equipe pode despertar um conhecimento maior sobre seus liderados, permitindo identificar qual a melhor forma de motivar cada um.

O colaborar com perfil de dominância, por exemplo, é estimulado por: ter controle dos projetos, receber instruções gerais (sem muitas explicações), encarar atividades desafiadoras e por ter autoridade sobre o time quando se é delegado alguma demanda em grupo.

Já aquele mais influente é motivado quando o líder o permite trabalhar em seu próprio ritmo ou quando ouve frases motivadoras. Além disso, proporcionar ocasiões em que ele possa utilizar suas habilidades verbais é uma ótima maneira de agradá-lo, assim como concedendo incentivos financeiros.

O perfil de “estabilidade” requer uma posição mais cautelosa. Para motivá-lo, seja gentil, dê instruções claras sobre o que precisa ser feito e elogie a sua forma de trabalho. Proporcione bastante tempo para que ele cumpra suas tarefas e o coloque para trabalhar em pequenos times.

Existem também pessoas mais regradas, na qual chamo de perfil de “conformidade”. São várias as maneiras de motivar esse perfil como: falando de forma mais moderada e ressaltando a importância de suas habilidades na realização de projetos bem-sucedidos. Mostre a esse tipo de personalidade o que se espera dele e, sempre que puder, envie instruções antecipadas e detalhadas sobre atividades a serem desempenhadas.

A motivação é peça chave para a gestão do líder ou, até mesmo, de quem almeja atingir essa posição. No livro “Flaps! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil”, eu ensino muito mais sobre aspectos motivacionais e sobre o desafio de motivar pessoas com diferentes perfis, histórias e sonhos.

Ter pessoas motivadas ao seu lado significa ter um time produtivo e um ambiente harmônico. Portanto, motivar o time a partir da Liderança Adaptágil não é uma escolha, mas sim uma regra para líderes de sucesso, que desejam garantir o equilíbrio e a alta performance da sua equipe.

(*) João Marcelo Furlan é presidente da Enora Leaders, empresa de educação corporativa especializada em aceleração de resultados e diretor de regionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Autor do livro Flaps! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil, da DVS Editora, Furlan já formou mais de 3 mil líderes ao longo dos últimos anos.

Servidor público da Previdência Social
Os servidores da Previdência Social, em especial aqueles que trabalham no INSS, estão totalmente sem norte, em virtude das mudanças políticas promovi...
A receita da sorte
Somos seres dependentes da repetição. Desde nossos processos biológicos à necessidade de se estipular uma rotina mínima para que a civilização funcio...
Condução coercitiva e os aspectos jurídicos
Em que pese tratar-se de temática absorta pela legislação processual penal desde a década de 40 (especificamente 1942, quando da entrada em vigor do ...
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Os números apresentados pelo Atlas da Violência de 2018 mostram a agudização nas tendências do perfil de assassinatos cometidos no Brasil: a vítima é...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions