ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Areia! Uma excelente ferramenta pedagógica

Por Maria Cristina Starcke (*) | 26/08/2017 09:30

Muitas crianças hoje em dia moram em apartamentos, não possuem muitos colegas e não tem a oportunidade de brincar em espaços diferenciados. A escola pode complementar esta falta organizando espaços de aprendizagem que conciliem o ar puro, a brincadeira e a socialização. Uma das formas encontradas é proporcionar um parque com areia adequado a faixa etária. A areia é um meio pedagógico muito eficaz. A atenção é redobrada para que o parque esteja fechado com malhas para que não tenha circulação de animais. A limpeza e troca da areia deve ser fator importante de acompanhamento.

Mas, por que é tão importante manipular e brincar com a areia? Inicia quando a criança entra no parque e pisa nela provocando sensações prazerosas, ao perceber que sua pisada tem leveza e seu pé afunda, então como num passe de mágica sua marca fica registrada e a criança se envolve num sentimento de pertença.... É meu pé, eu faço parte da escola e estou aqui para brincar com os amigos e me divertir.

É muito fácil se entreter com a areia, pois possibilita múltiplas situações de aprendizagens como vivenciar conceitos básicos de linguagem matemática, como construir castelos um maior que o outro, encher e esvaziar baldinhos, empurrar para cá e para lá, perto e longe, aprender com a linguagem artística experimentando texturas, colocando areia no balde amarelo ou vermelho, e outras linguagens como escrever, desenhar usando sua criatividade e imaginação.

Muitos papeis sociais aliados as simbologias acontecem como exemplo, brincar de mamãe e fazer comidinhas para o bebê, fazer um bolo de chocolate para cantar parabéns com os convidados, fazer de conta que é um padeiro amassando o pão, entre outros. A ampliação vocabular e comunicação também está presente.

Nota-se que o brincar na areia, acaba sendo uma terapia ao perceber que ela escorrega entre as mãos, auxilia a adaptação de crianças, principalmente as pequenas que possuem dificuldade com o grande grupo.

É possível também ter ambientes com areia nos espaços internos da escola, ou até mesmo dentro da sala de aula. Pode este ambiente ser aliado ao objetivo e conteúdo da série e ser transformado em natureza, em habitat de dinossauros e fazendas, ou simplesmente ser um ambiente de escrita.

A professora utiliza esta ferramenta e tem o papel de ser a mediadora promovendo a pedagogia do encontro estabelecendo relações entre os pares e o meio ampliando as possibilidades de aprendizagens. Mas a família também pode brincar e aprender com seu filho utilizando a mesma ideia em estender dentro de casa ou no quintal.

Hoje em dia, é fácil encontrar em livrarias, casas de artesanato ou de variedades no comércio que vendem em pequena quantidade e possuem uma grande variedade de cores.

Outra sugestão é comprar massa de areia colorida ou colorir uma areia comum com seu filho personalizando, utilizando tinta têmpera em pó que é normalmente misturada com água para fazer a pintura, mas pode ser usada em sua forma seca para colorir a areia. Esta tinta é atóxica, econômica e sai fácil com água. Fica a dica!

(*)Maria Cristina Starcke é coordenadora psicopedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, do Grupo Marista.

Nos siga no Google Notícias