ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Condenado por matar namorado da ex é baleado ao fugir da polícia

Garras cumpria mandado de prisão preventiva quando Dede entrou em matagal

Por Gustavo Bonotto e Gabi Cenciarelli | 18/08/2025 20:27
Condenado por matar namorado da ex é baleado ao fugir da polícia
Leonardo, em foto anexada aos autos processuais do homicídio de Rafael Sobral. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Condenado por homicídio ocorrido em 2014, Leonardo de Melo Dede, 29 anos, foi baleado no início da noite desta segunda-feira (18), durante ação da Garras (Delegacia de Repressão a Roubo a Banco, Assalto e Sequestro). Ele tentou fugir por um matagal no Bairro Jardim Mansur, mas foi cercado e atingido por dois disparos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Leonardo de Melo Dede, condenado por homicídio, foi baleado pela polícia em Campo Grande após tentar fugir durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. Ele é acusado de estuprar a ex-companheira e a filha dela, de 14 anos, e de enviar mensagens ameaçadoras. Dede portava um revólver calibre .38. Em 2014, Dede assassinou Rafael Antônio Sobral, namorado de sua ex, e foi condenado a 14 anos de prisão. Após cumprir parte da pena, envolveu-se em outro relacionamento marcado por agressões e descumprimento de medida protetiva. A polícia investiga os novos crimes e Dede permanece sob custódia.

Levado para o hospital, não corre risco de morte.

Em nota à imprensa, a Garras afirma que cumpria mandado de prisão preventiva contra ele, expedido após denúncias de que havia abusado sexualmente da ex-companheira e a filha dela, de 14 anos. De acordo com a investigação, dias depois dos crimes ele comprou uma arma e enviou mensagens ameaçadoras, afirmando que “de hoje elas não passavam”.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 que estava com ele.

O histórico de violência inclui o assassinato de Rafael Antônio Sobral, morto com 15 facadas em 2014 no Jardim Aero Rancho. O crime foi motivado por ciúmes, já que a vítima mantinha relacionamento com a ex-namorada de Dede. Pelo caso, ele foi condenado a 14 anos de prisão em 2018.

Após cumprir parte da pena, obteve o direito a liberdade condicional. Daí, iniciou outro relacionamento, marcado por agressões, que levou a vítima a registrar medida protetiva. Mesmo assim, ele descumpriu as determinações judiciais e voltou a praticar crimes contra a ex e a adolescente.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.