ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Covidofobia ou Síndrome do Pânico?

José Carlos Rosa Pires de Souza e Eduardo de Sousa Martins e Silva (*) | 07/04/2021 13:17

Nestes tempos de pandemia da transmissão do novo coronavírus, desenvolvendo a COVID-19, houve um aumento do número de pessoas com Síndrome do Pânico, confundida com o Transtorno Hipocondríaco e com um quadro que tem sido chamado, popularmente, de Covidofobia. Este último é muito parecido com as crises de pânico, que configuram como características principais do Transtorno de Pânico; este também é chamado de Ansiedade Paroxística Episódica. Trata-se de uma doença que se caracteriza pela ocorrência inesperada, repentina e de forma inexplicável pelo paciente, de crises de ansiedade aguda marcadas por sintomas como medo intenso, desespero, sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, como, por exemplo, aperto no peito, aceleração dos batimentos cardíacos, sensação nítida de morte iminente, perda do controle de si mesmo, suor frio, despersonalização (parece que a pessoa está saindo do próprio corpo), desrealização (parece que a realidade externa é estranha), tremores intensos, dificuldade em respirar ou falta de ar, sensação de estar sofrendo asfixia, tonturas, sensação de fraqueza e de calor, calafrio, formigamentos, sensação de entorpecimento, perda de controle sobre os seus pensamentos, necessidade urgente de correr para um pronto-socorro. Muitas vezes a pessoa pensa que está tendo um infarto agudo do miocárdio.

Entre as principais teorias etiológicas, isto é, as teorias que expliquem as suas causas, existem aquelas que defendem a existência de fatores familiares e ambientais, estresse acentuado, uso abusivo de certas drogas como anfetamina, cocaína e álcool. Ainda podem estar envolvidos determinados fatores relacionados à deficiência de neurotransmissores, como a serotonina, noradrenalina e dopamina em certas regiões do Sistema Nervoso Central; esses neurotransmissores também podem estar comprometidos nas depressões.

Uma vez feito o diagnóstico o paciente precisa ser convencido de que o seu problema não é no seu coração, mas sim neuroquímico e cerebral. Esta é a parte mais difícil do tratamento, pois não há exames laboratoriais disponíveis para mostrarem, objetivamente, ao paciente a deficiência destas três endorfinas ou neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina). Obviamente, antes de tudo, deve-se descartar qualquer alteração física para se comprovar o diagnóstico de Síndrome do Pânico. No mínimo são feitos, por exemplo, um eletrocardiograma (ECG) e uma avaliação clínica cardiológica. Uma vez descartadas as causas orgânicas dos sintomas relatados, pede-se que o paciente leia sobre Síndrome do Pânico (psicoeducação), em textos escritos por médicos e/ou psicólogos. A seguir, dá-se início ao seu tratamento que deve ser multidisciplinar e integral, feito por profissionais qualificados, através de medicamentos antidepressivos, desde os antigos tricíclicos como a Clomipramina até os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (IRSRs), ansiolíticos e hipnóticos se necessário, de acordo com os sintomas apresentados; psicoterapia cognitivo-comportamental na qual há a exposição a situações que provoquem pânico de forma sistemática, gradual e progressiva, até que ocorra a dessensibilização diante dos fatores e agentes agressores. Não obstante, é importante uma dieta sem cafeína, nicotina e álcool (atrapalham o sono e interferem nos três neurotransmissores citados acima), atividades físicas, culturais, sociais e religiosas, que possam dar entretenimento ao paciente; a família deve ser avisada sobre o diagnóstico e o tratamento, a fim de colaborar da melhor maneira possível com os mesmos. O tempo de tratamento varia de paciente para paciente; porém, o mínimo que se pede é entre 6 a 12 meses, mesmo que clinicamente a pessoa esteja bem. Este tempo é necessário para que, quimicamente, haja um restabelecimento dos índices necessários e fisiológicos dos neurotransmissores comprometidos.

Portanto, as pessoas que apresentarem os sintomas parecidos da crise de pânico, e que já não estejam sob cuidados médicos, devem procurar um serviço de saúde de emergência, a fim de descartar os diagnósticos diferenciais em questão, como Infarto agudo do miocárdio, Pânico ou Covidofobia. Embora esta última possa evoluir, também, com falta de ar intensa, diminuição do paladar e olfato, há sempre a necessidade de um acompanhamento profissional para que se saiba corretamente a causa do problema. Da mesma forma, ressalta-se que o autodiagnóstico de tais patologias deve ser evitado a todo custo por leigos, pois abre brechas perigosas de autotratamento, o qual pode ser ineficaz e prejudicial à saúde, e da piora do quadro clínico.


(*) José Carlos Rosa Pires de Souza é psiquiatra, PhD em saúde mental, especialista em Medicina do Sono e professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Eduardo de Sousa Martins e Silva é acadêmico do curso de Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Nos siga no Google Notícias