ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

Da Cizânia, por Heitor Freire

Por Heitor Freire (*) | 12/05/2011 11:00

Há uma característica interessante no ser humano: a discórdia. Desde que o homem foi criado por Deus, se instalou em seu interior o vírus da discórdia (que muitas vezes se trasveste pelo vírus da traição), – por ação do outro lado e seu próprio consentimento – e que, aos poucos, contamina todo o seu comportamento e provoca a destruição de tudo o que se conquistou até então.

Começou com Adão e Eva, prosseguindo com Caim e Abel. Quando os homens resolveram construir a Torre de Babel para tentar alcançar o céu e depois disso se separarem, Javé – o deus bíblico – criou a grande confusão, dando a cada homem uma língua diferente, que ocasionou a falta de entendimento entre eles. E a separação. Cada um foi para um lugar diferente.

Ao vírus da discórdia e da traição foi ainda, acrescentado o vírus da ganância.

E assim, quando Roboão sucedeu a seu pai Salomão como rei de Israel, aumentou exageradamente os impostos, causando a separação entre as doze tribos de Israel: duas – Judá e Benjamin – ficaram com Roboão, que se tornou rei de Judá; as demais se uniram e criaram o reino de Israel, provocando a grande separação entre os hebreus até então unidos.

E a mesma situação se observa no comportamento do homem, principalmente quando se verifica a evolução das religiões no tempo e no espaço.

Na religião cristã: Quando Constantino, imperador romano, percebendo o crescimento dessa religião, sentiu o seu reinado ameaçado, já naquela época, 325 d.C., aplicou um princípio depois enunciado por Maquiavel, atraiu para si os seus inimigos, os dirigentes cristãos, e promoveu o Concílio de Nicéia, unindo-se a eles para gerar a discórdia.

Isso fez com que a cúpula da igreja se dissolvesse e Constantino criasse a religião oficial do estado – com o que não concordaram os verdadeiros discípulos de Jesus.

Na religião muçulmana: Logo depois da morte de Maomé, o profeta, houve uma cisão que persiste até hoje – os sunitas e os xiitas – demonstrando assim o que causa o germe da discórdia. Estes em nome da mesma religião se matam desde aquela época.

O mesmo se observa em todos os grupamentos humanos de qualquer natureza. Os seres se unem por um ideal comum. Começam um trabalho associativo que persiste até que o vírus se infiltra, gerando a discórdia e a separação. É evidente que a infiltração do vírus só se dá com o consentimento pleno do ser humano.

Claramente estamos vivendo tempos de perplexidade, de dubiedade, de incertezas, tempos controversos, de inversão de valores.

E esse comportamento se observa também nas empresas, nos negócios e nas famílias.

Hoje e há tempos, assistimos os cristãos se digladiando na Irlanda em nome de Jesus.

O vírus da discórdia é facilmente observável nas igrejas evangélicas – que na realidade não são “igrejas” mas grupamentos unidos para promoverem a mais abjeta comercialização de um sentimento que é puro em sua origem: a fé.

A própria proliferação destas igrejas evangélicas é uma confirmação disso. Estas foram amplamente disseminadas aqui no Brasil.

Alguns espertos com grande poder de persuasão sentiram que poderiam convencer as pessoas – que estão sempre à procura de uma tábua de salvação – a aceitar uma ilusão e passaram a vender-lhes um lugar no céu. Outorgaram-se títulos, sem nenhum constrangimento.

Depois quando começaram as discórdias separaram-se, cada uma criando a sua própria “igreja”. O único objetivo é a arrecadação financeira.

Camões já dizia com muita competência: “Quando os interesses se chocam cessa tudo o que a antiga musa canta”.

Estas, ditas evangélicas, não podem ser confundidas com as igrejas que resultaram do cisma promovido por Lutero, as igrejas protestantes: a luterana, a batista, a metodista, a adventista e a presbiteriana.

A forma de neutralizar e anular a discórdia e a ganância é por meio do amor verdadeiro, amando ao próximo – verdadeiramente – como a si mesmo, como Jesus ensinou de forma magistral.

Falando em igrejas, há um ponto usado pela igreja católica: perpetuar o sofrimento como apanágio para a “salvação”. Basta verificar como na grande maioria das imagens Jesus é apresentado sofrendo com a coroa de espinhos, carregando a cruz, caindo várias vezes, sempre com expressão de dor. E Ele foi um ser que encarnou com muita propriedade a alegria de viver. Em apenas três anos de atividade pública deixou mensagens que até hoje, e para sempre, servirão de orientação para a humanidade.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias