ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Descontentamento dos jovens

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra (*) | 03/07/2013 06:21

Manifestação pacífica tem o direito de paralisar as cidades, causando dificuldades para a população que estuda e trabalha? É uma questão difícil de ser respondida, principalmente diante dos recentes acontecimentos. De um lado, o descontentamento geral com os governantes e com o desperdício do dinheiro público justifica os protestos.

De outro, há muitos baderneiros que se aproveitam da situação para depredar e destruir o patrimônio público e privado. Ficou patente que há muita turbulência, pensamentos desordenados e confusos, fúria, medo, ódio, e a soma de tudo isso resultou em vandalismo.

Será que há desordeiros infiltrados? Na verdade isso pouco importa porque a aspereza é ferina, fruto de uma humanidade sem coração, que fortaleceu sua vontade instintiva influenciada pelo raciocínio frio e calculista para a satisfação da própria cobiça.

Após longo período de comodismo, estão surgindo manifestações de descontentamento dos jovens em vários países e o momento é muito delicado; tudo está oscilando, da economia à sociedade; das alterações climáticas ao equilíbrio emocional. Não está fácil observar a espontânea alegria de viver. Serenidade e vigilância são indispensáveis para que os pensamentos negativos não influenciem e enfureçam os ânimos.

Para melhorar o Brasil e o mundo, as pessoas devem agir com o coração e com a mesma generosidade e consideração pelo outro que nutrem por si próprios. Somos todos peregrinos buscando a elevação da qualidade de vida, e devemos estar atentos ao que é essencial e ao que é supérfluo.

Precisamos dos momentos mágicos que nos libertem do superfialismo. Por isso, para alcançar o fortalecimento dos povos, a escola tem de ficar unida ao desejo de encontrar a Verdade e o sentido da existência para educar as novas gerações, dando-lhes bom senso, discernimento, capacidade para uma vida construtiva e laboriosa.

As condições de vida decaíram muito, apesar das inúmeras conquistas da tecnologia. As teorias econômicas, subordinadas à maximização dos resultados puramente financeiros, e os abusos no manejo do dinheiro, estão nos conduzindo para uma situação de descalabro e uma forma de viver cheia de artificialismos.

E qual tem sido a nossa atitude para fortalecer nos jovens o desejo para o bem e a boa convivência? Temos lhes dado, por meio da grande mídia, poderosos venenos éticos e morais sob as mais variadas formas.

A juventude sempre atuou como a grande força renovadora.Os inimigos costumam atacar essa base, minando-a com vícios, desorientação sexual, drogas e, mais recentemente, com o crack, a droga que aniquila.

Durante séculos mentimos para os jovens, mostrando-lhes um viver distante da naturalidade das leis da Criação e da real finalidade da vida.

Para mudar esse cenário e obter êxito, é indispensável instruir e inspirar as novas gerações para grandes feitos, propondo alvos nobres e elevados de forma a aproveitar o seu vigor renovador. Só assim a civilização poderá ser beneficiada pela atuação efetivamente humana.

(*) Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado em economia.

Nos siga no Google Notícias