ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Grandes realizações

Por Heitor Freire (*) | 10/12/2014 09:22

Ao entrar no último mês deste ano, podemos adiantar um balanço das atividades do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso do Sul: foi um ano de grandes realizações como a organização do IX Seminário de Desenvolvimento Institucional do nosso estado (SEDIMS) que, nesta edição, tratou do centenário da ferrovia e do centenário da imigração japonesa.

Em 2014 também lançamos sete obras de grande importância para a nossa história.

O primeiro foi Papel de Presente, em que Vera Tylde de Castro Pinto, reúne escritos lavrados ao longo de meio século de 1960 a 2012, lançado no dia 23 de abril. Paulo Cabral, assim se refere no prefácio: “Papel de Presente é biscoito fino, daqueles servidos em dias muito especiais, com louça guardada na cristaleira, a das grandes ocasiões (..) para o convidado sentir-se acolhido, distinguido, quase um rei...”.

Durante o IX SEDIMS, de 8 a 9 de setembro, foi lançado o livro Utopia x Realidade – Mato Grosso do Sul 1978/1979, escrito pelo dr. Jardel Barcellos de Paula que exerceu o cargo de secretário de estado de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, de janeiro a julho de 1979. Foi ele quem, como supervisor geral da Coordenadoria de Assistência ao governador Harry Amorim Costa, coordenou todo o projeto que resultou num programa de estado.

O terceiro livro, lançado no dia 24 de outubro, foi De Tarefeiro dos Correios a Médico, de autoria do dr. Izidoro Dias Lopes de Oliveira, que retrata a sua trajetória de vida desde que ingressou nos Correios e Telégrafos como tarefeiro passando por sua transferência ao Rio de Janeiro, sua formatura como médico e transferência para Campo Grande, onde seguiu exercendo seu ofício profissional permanecendo também como médico dos Correios. O livro faz parte do projeto Eu Sou História. Nessa oportunidade foi também lançado pelos Correios e Telégrafos, como uma homenagem ao autor, o selo comemorativo “800 anos da língua portuguesa”.

O quarto é a jóia da coroa: Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul. Obra monumental, “trabalho ciclópico que contou com o entusiasmo de seus coautores, Arnaldo Rodrigues Menecozi, Ângela Antonieta Laurino e José Francisco Mineiro Júnior, e de outros profissionais e colaboradores regionais...”, nas palavras do mentor do projeto, professor Hildebrando Campestrini, durante a solenidade de lançamento na governadoria, em 31 de outubro.

O professor Arnaldo Menecozi em artigo sobre a Enciclopédia, assim se expressou:“...Com a soma destes esforços foi possível apresentar e lançar, a Enciclopédia, que, mais do que trabalho de geografia ou de hidrografia, é de história, retratando o cenário atual das águas de nosso estado (,,). É um marco no campo editorial brasileiro na área da geografia. Até onde se sabe, não há nada similar no Brasil que aborde os temas arrolados na referida obra”.

O quinto lançamento ocorreu no dia 2 de dezembro, em Corumbá, na sede da OAB: Corumbá, ruas, moradas e história de autoria do advogado Walter Mendes Garcia, que retrata com muita fidelidade parte da história dessa cidade, cuja população compareceu com muita pompa e circunstância no lançamento do livro. A edição dessa obra deve muito ao diretor do núcleo regional do IHGMS em Corumbá, dr. Moysés Reis do Amaral que encerrou a solenidade com um discurso memorável.

O sexto lançamento foi realizado no último sábado no auditório do IHGMS, Uchinanchu – Cidadãos do Mundo - Sonhos e Ilusões de um Visionário e uma Heroína, do professor Eron Brum, que retrata a história da imigração japonesa em nosso estado por meio da saga da família Shinzato, com especial ênfase na vida de seus patriarcas, Guensei e Matsu, que um dia deixaram o outro lado do mundo e construíram uma história fantástica e vitoriosa em terra distante e desconhecida. Foi de longe, o mais concorrido evento do IHGMS.

No próximo dia 10, o IHGMS encerrará com chave de ouro suas atividades deste ano com o lançamento das Obras Completas de Raul Silveira de Mello, o historiador-mor da fronteira oeste. Dentre os historiadores que estudaram o território de Mato Grosso uno, principalmente de sua fronteira oeste, desde o século XVI, destaca-se Raul Silveira de Mello (1882-1984), general do Exército. São dez volumes, num total de 2.656 páginas, organizadas e revisadas pelo professor Hildebrando Campestrini.

O IHGMS demonstra de forma maiúscula a importância da sua existência em benefício da cultura, da geografia, da história, do meio-ambiente, do turismo e do desenvolvimento institucional do nosso estado.

(*) Heitor Freire, corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias