ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Mais uma do Doutor Esacheu

Por Heitor Freire (*) | 10/11/2019 13:21

A Santa Casa de Campo Grande inaugurou no dia 8 deste mês as novas instalações da Unidade de Oncologia, que leva o nome de Elisbério de Souza Barbosa, um dos mais eméritos filantropos da Santa Casa, No século passado, sempre de forma generosa e constante ele fez doações que dotaram nosso hospital com as melhores condições possíveis para um atendimento humanizado à população carente quando ainda não existia o Sistema Único de Saúde (SUS).

O trio de ouro de filantropos naquela época era constituído por Elisbério de Souza Barbosa, Laucídio Coelho e Naim Dibo, empresários de destaque em nossa história econômica que sempre tiveram um olhar voltado para a caridade. Esperamos que o exemplo desses cidadãos motive nossos atuais empresários para contribuir também com a Santa Casa.

Como nada acontece por acaso, a inauguração se deu exatamente no dia de aniversário de Elisbério, que nasceu no dia 8 de novembro de 1888. Ele era dotado de espírito humanitário e foi um grande pecuarista, tendo inovado no seu ramo de atividade e contribuído para o aperfeiçoamento da pecuária em nosso estado.

A Unidade de Oncologia vai permitir um aumento significativo no número de atendimentos, que vai passar de 1.500 para 3 mil pacientes por mês. As novas instalações elevam a Unidade de Oncologia, mutatis mutandis, ao nível da Unidade de Traumatologia, dotando nosso hospital dos melhores meios para o pleno atendimento de média e alta complexidade.

A nova unidade possui um espaço físico moderno, com tecnologia de ponta, quinze leitos de infusão, sala de emergência, quatro consultórios, banheiros adaptados para acessibilidade dos usuários e demais dependências, que proporcionarão atendimento humanizado.

O mês de novembro é recentemente chamado de novembro azul, por ser dedicado à campanha de prevenção do câncer de próstata. O ônibus do projeto de prevenção do câncer já está no estacionamento da Santa Casa à disposição da população oferecendo exames gratuitos de mamografia, preventivo de câncer de colo de útero e de câncer de próstata.

A cerimônia de inauguração esteve plena de espiritualidade e de emoção, que empolgou todos os presentes. Em nome da família de Elisbério, sua neta Maria Olga Mandetta, discorreu sobre o espírito humanitário de seu avô.

Falaram também a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande, Maria Auxiliadora Fortunato, e a coordenadora do Conselho Local de Usuários, Cleonice Albres. O médico Fabrício Colacino, coordenador do serviço de oncologia relatou a importância da ampliação do espaço e a possibilidade de oferecer melhores condições aos pacientes, e depois agradeceu a realização deste sonho e o decisivo apoio do presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento.

Foi prestada homenagem ao presidente da Santa Casa e aos médicos Fabrício Colacino e José Maria Ascenço feita pelos pacientes Gilberto Luis Martinovsky e Carlos Miranda, como reconhecimento testemunhal da competência, qualidade e humanidade no tratamento a que estão sendo submetidos há muitos anos.

O padre Marcelo Tenório de Almeida e do pastor Adão José Pereira, deram as bênçãos às novas instalações do hospital.

No encerramento da cerimônia o presidente Esacheu Nascimento fez uma retrospectiva da sua administração, agradecendo o apoio recebido de sua diretoria e do conselho de administração, do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de toda a comunidade convocando todos a seguir no espírito que sempre norteou o relacionamento da nossa população com a Santa Casa, a solidariedade. Ele aproveitou a ocasião para divulgar a criação da Central de Dízimo Santa Casa que vai ser o instrumento de participação de todos em benefício da entidade e seus pacientes.

A administração presidida pelo dr. Esacheu registra mais uma conquista real, efetiva e demonstrativa do acerto de suas decisões e de sua capacidade gerencial, com ações concretas e benéficas para a saúde da população.

(*) Heitor Rodrigues Freire – Vice-presidente da ABCG Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias