A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Maio de 2019

23/04/2019 06:34

O semeador

Por Heitor Freire (*)

À medida que cada um começa a buscar a sua verdadeira consciência que se encontra no recôndito de seu coração, passa a sentir uma melancolia, uma saudade de algo indefinível, de algo que perdeu e não consegue definir. E esse sentimento só vai refluir pelo autoconhecimento, quando aos poucos o indivíduo vai se reconectando consigo mesmo. E começa a descobrir que o reino de Deus, de que Jesus tanto falava, já está presente no ser, no coração de cada um. E então recupera a alegria de viver e de sentir o que representa a oportunidade da encarnação, do trabalho que cabe a cada um de nós realizar.

Jesus ensinava por parábolas, cuja elucidação exigia um entendimento acurado para sua perfeita aplicação e uso. Ele não entregava o prato feito. Quem quisesse servir-se do prato tinha que trabalhar intelectualmente para cogitar, raciocinar e encontrar o uso adequado do ensinamento recebido.

Uma das parábolas mais significativas é a parábola do semeador, que se encontra nos evangelhos sinóticos (Mateus, 13, 3-9; Marcos 4,2 e Lucas 8, 5-8). Nessa parábola, Jesus explica como o Evangelho é recebido em diferentes contextos.

Jesus contou a parábola à multidão, mas explicou o seu significado apenas aos seus discípulos, como está registrado em Mateus 13:3-9:

"Ouçam! O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um". E acrescentou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"

Depois Ele explica aos discípulos que a semente é a Palavra de Deus, e que só germinará “a que cair em terra boa, pois é aquele que ouve a Palavra, a compreende e coloca em prática. Esse com certeza dará fruto. Um dá cem, outro, sessenta e outro trinta por um”.

Marcel Domergue (+1922-2015), sacerdote jesuíta francês, comentou as diversas leituras das parábolas de Jesus, publicadas no sítio Croire, que reproduzimos a seguir:

“(Jesus)... nos faz descobrir algo de essencial: que o Reino de Deus – ou seja, este universo que se constitui da vontade de Deus – será compartilhado plenamente pela humanidade, já está presente e em atividade na criação e em nossa vida diária.

‘O Reino de Deus é semelhante a...’, diz Ele muitas vezes, no início de suas parábolas. Já o estamos vivendo, portanto, ainda que sem perceber, e a parábola nos permite descobri-lo. Na 2ª leitura, Paulo diz que toda a criação está também ‘gemendo, como que em dores do parto’.

Se Jesus fosse dizer diretamente a verdade, estaria imediatamente fazendo-se rejeitar. Qual é esta verdade? Os seus ouvintes imaginavam que ele tivesse vindo para restabelecer a autonomia de Israel... Enquanto ele veio para fazer seus os sofrimentos e a morte de todos, a fim de libertá-los.

Para estes, Jesus terá falado em vão: a Palavra Semente não produzirá nem cem, nem sessenta, nem trinta por uma. Devemos compreender que Cristo dirige-se a cada um de nós e que temos de perguntar: somos que tipo de terreno? E que fruto, até aqui, a sua palavra tem dado em nós?”

Essa é a grande questão que cada um de nós deverá avaliar e responder com nossos atos e não apenas com palavras.

(*) Heitor Rodrigues Freire é corretor de imóveis e advogado.

Quando um filho nasce, você nunca mais deixa de olhar pelo retrovisor
Era anos 80. Lembro vivamente do caminho de casa para o mercado: entrávamos na avenida Nossa Senhora das Dores e seguíamos quase em linha reta pela a...
Uma ligação. Uma certeza: a escola está na UTI
Recentemente recebi uma ligação da professora do meu filho por conta de um bilhete que coloquei na agenda relatando que ele esquecia com frequência o...
Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas
Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais. Quando esses comp...
Cuidado com o veículo pode salvar vidas no trânsito
É fundamental que todo motorista tenha consciência sobre a necessidade da manutenção preventiva do veículo para a segurança no trânsito. De maneira g...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions