ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Veja os principais motivos para optar por um concurso público

Equipe Elo Concursos | 27/01/2015 13:38

Os concursos públicos estão em alta no Brasil. Inúmeras pessoas prestam concursos anualmente, os jornais sempre trazem o assunto na pauta e diariamente surgem novos cursos preparatórios e livros sobre o assunto. E ao é pra menos, as vantagens da carreira de servidor público são inúmeras. Mas e você, conhece essas vantagens? Será que realmente compensa fazer um concurso? Caso tenha essas dúvidas, veja os principais motivos para optar por essa área.

Trabalhar com segurança

A estabilidade é vista como um dos fatores que levam as pessoas a optarem pelos concursos públicos. A economia do país é sempre afetada pelos altos e baixos no mercado, com isso as empresas contratam e demitem o tempo todo. Diante desse cenário, muitas pessoas escolhem o funcionalismo público por ser mais estável, note, no entanto, que estabilidade não quer dizer que o funcionário público não pode ser demitido.

Apenas os concursos de regime estatutário garantem estabilidade depois de alguns anos de serviço, os demais contratam por CLT, e mesmo os funcionários com estabilidade podem ser demitidos, caso ocorra uma conduta negligente ou desonesta. Diferente do que dizem, o funcionário público trabalha tanto como qualquer outro trabalhador, no entanto, é possível que você trabalhe com mais calma do que em um emprego na iniciativa privada.

Salários acima da média

Grande parte das remunerações oferecidas no funcionalismo público são acima da média do mercado, em especial os salários iniciais. Para candidatos recém-formados, é muito difícil encontrar cargos que superem os salários oferecidos em cargos públicos.

Algumas vagas em especial, como de juiz, fiscal de rendas, auditor fiscal e áreas similares oferecem salários muito acima dos maiores cargos da iniciativa privada. Além de disponibilizarem excelentes planos de carreira.

Acesso pelos seus esforços

Ao contrário do que acontece na iniciativa privada, no funcionalismo público você entra apenas pelos seus méritos, sem a necessidade de indicações, ter estudado em determinado local, ter uma vasta trajetória profissional e etc. Ainda que existam avaliações por títulos, de maneira geral, o fator determinante para a aprovação do candidato é o se desempenho nas provas, ou seja, na maioria das vezes, ingressar na área só dependerá de você mesmo.

O funcionalismo público, assim como qualquer outro ramo de atuação sempre irá premiar os mais competentes. A preparação deve ser planejada e ser seguida rigorosamente, para que o candidato possa colher no futuro, os frutos do seu esforço e empenho durante a preparação para o concurso.

Nos siga no Google Notícias