ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Ação no STF quer derrubar lei de MS que regulamenta profissão de despachante

Augusto Aras justifica que a norma invade a competência privativa da União

Aline dos Santos | 18/03/2021 07:49
Supremo Tribunal Federal recebeu ações contra leis de oito Estados. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
Supremo Tribunal Federal recebeu ações contra leis de oito Estados. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra normas que regulamentam a profissão de despachante em Mato Grosso do Sul e mais sete Estados.

Nas Adins (Ações Diretas de Inconstitucionalidade), Aras justifica que as normas invadem a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho, trânsito e transporte e condições para o exercício de profissão.

O procurador-geral sustenta que, embora o Código de Trânsito Brasileiro não disponha de regras sobre a profissão de despachante, essa omissão não autoriza os Estados a criarem normas sobre o tema.

Segundo a ação, as normas estaduais regulamentaram a profissão, ao estabelecer requisitos para a habilitação ao seu exercício, para o credenciamento dos profissionais e para a realização de concursos públicos, além de definir atribuições, direitos, deveres, impedimentos e penalidades.

O processo sobre Mato Grosso do Sul (Adin 6747) será julgada pelo ministro Ricardo Lewandowski. Ontem (dia 17), o ministro solicitou informações à Assembleia Legislativa e à administração estadual sobre a Lei 2.410, de 30 de janeiro de 2002, que regulamentou a profissão de despachante.

 O demais Estados são Paraná, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Goiás,  Rio Grande do Norte, Tocantins, além do Distrito Federal.

Nos siga no Google Notícias