ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Após seis negativas, juiz revoga prisão de Jamil Name por porte de arma

O juiz ressalta na decisão que o empresário, contudo, permanecerá preso por força de outras ordens judiciais

Anahi Zurutuza | 11/11/2019 12:02
Viaturas do Batalhão de Choque, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) e da Garras (Delegacia de Repressão a Roubos à Bancos, Assaltos e Sequestros) em frente à casa de Jamil Name (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Viaturas do Batalhão de Choque, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) e da Garras (Delegacia de Repressão a Roubos à Bancos, Assaltos e Sequestros) em frente à casa de Jamil Name (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Depois de receber seis “nãos” da Justiça, a defesa de Jamil Name conseguiu decisão favorável. O juízo da 2ª Vara Criminal de Competência Residual de Campo Grande decidiu revogar a prisão em flagrante por posse e porte ilegal de arma de fogo do empresário e pecuarista, apontado pela Operação Omertà como líder de milícia armada.

“Concedo o benefício da liberdade provisória ao requerente Jamil Name da alegada prática do crime de posse de carregador de pistola e porte (ceder) de espingarda calibre 12 municiada”, diz a decisão publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial da Justiça.

No dia 27 de setembro, durante buscas na casa dos Name, em um condomínio de luxo no Jardim Bela Vista, equipe da força-tarefa encontrou carregador de pistola Glock municiado com 17 cartuchos na cômoda do quarto de Jamil.

Adelino Louveira, levado para a delegacia em flagrante por porte de arma e libertado depois de pagar fiança (Foto: Kisie Aionã)
Adelino Louveira, levado para a delegacia em flagrante por porte de arma e libertado depois de pagar fiança (Foto: Kisie Aionã)

No haras do empresário foi encontrada a espingarda calibre 12. Essa arma, conforme depoimento do empresário, “pode ter sido cedida” ao funcionário dele, Adelino Louveira, de 55 anos. O empregado também foi preso em setembro, mas libertado no mesmo dia depois de pagar fiança de um salário mínimo, R$ 998.

O juiz ressalta na decisão que Name, contudo, permanecerá preso por força de outras ordens de prisão. “Ressalto, outrossim, que o requerente permanece preso por outros processos em trâmite nesta Comarca”.

Negativas – Name foi transferido no dia 30 de outubro para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN), depois de passar pelo Centro de Triagem Anízio Lima, no Complexo Penal de Campo Grande, e pelo presídio federal da Capital.

No dia seguinte, a defesa do empresário tentou reverter a situação, pedindo novamente a conversão de prisão preventiva em domiciliar. As principais alegações são de que o preso tem mais de 80 anos, saúde frágil e tem a guarda de três netos, filhos de “Jamilzinho”, também preso.

O pedido liminar foi negado no dia 1º deste mês pelo desembargador Ruy Celso Florence. Na sexta-feira passada, dia 8, ofício da Justiça de Mato Grosso do Sul dando 48 horas para que a direção do presídio de Mossoró informe se a unidade tem condições de prestar os atendimentos de saúde que Name foi enviado ao Rio Grande do Norte.

A defesa também já havia tentado a prisão domiciliar em pedido à 4ª Vara Criminal Residual, onde correm ações da Omertà, e a resposta da juíza May Melke Amaral Siravegna foi a manutenção do regime fechado. Antes disso, os advogados tentaram a liberdade para o cliente no próprio TJ. No dia 28 de setembro, o desembargador Eduardo Rocha, negou e a decisão depois foi confirmada no dia 15 de outubro pela 2ª Câmara Criminal.

Outra tentativa foi no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que sequer avaliou o pedido, pois não havia sido julgado em Mato Grosso do Sul ainda. Na audiência de custódia, logo após a prisão, o juiz de plantão, David de Oliveira Gomes Filho, já havia mantido a detenção de Jamil Name por posse e porte ilegal de armas.

Nos siga no Google Notícias