ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Até municípios que mais vacinam continuam longe de atingir imunização

Essas cidades têm pouco habitantes e normalmente registram baixo índice de casos e óbitos

Guilherme Correia | 22/06/2021 09:55
Mulher recebe vacina contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Mulher recebe vacina contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Japorã e Cassilândia ainda são os únicos municípios de Mato Grosso do Sul a vacinarem com 1ª dose mais da metade de seus habitantes. Apesar do bom desempenho, se comparado a outras cidades sul-mato-grossenses, os benefícios da vacinação ainda não podem ser avaliados com precisão, já que é necessário que mais pessoas sejam imunizadas.

É importante lembrar que, com exceção das vacinas da Janssen, que até esta terça-feira (22) sequer chegaram a MS, todos os outros imunizantes aprovados no Brasil precisam de pelo menos duas doses para garantir total eficácia prevista contra casos de covid-19.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ainda não é possível dizer se ter metade da população vacinada com apenas uma dose vai surtir efeitos positivos a curto prazo. "Não tem um estudo ainda para tirar essa conclusões", comenta.

Japorã, na fronteira com o Paraguai, vacinou com uma dose quase 52% de sua população, enquanto Cassilândia, na divisa com Goiás, tem 50,4% de pessoas que receberam o imunizante. Os dados são da plataforma "Vacinômetro", elaborada pelo governo estadual para disponibilizar informações inseridas pelos próprios municípios.

Outro lugar a ser destacado é Jaraguari, que desde o começo de junho permitiu vacinação de pessoas com 18 anos ou mais, por conta da baixa procura da população e consequente não utilização de muitas doses. Por lá, mesmo com expectativa da prefeitura local em vacinar cerca de 90% da população até o fim de junho, há 46,4% vacinados com primeira dose.

Resende acredita que enquanto não houver vacinas em quantidade massiva, os efeitos da campanha de imunização serão pouco visíveis. Mesmo que quase 20% dos habitantes de Mato Grosso do Sul tenham recebido duas doses da vacina, garantindo maior proteção a faixa etária de idosos, por exemplo, a média estadual tem sido de 44 óbitos por dia, uma das maiores em toda a pandemia.

Atualmente, pessoas com menos de 60 têm sido mais afetadas pela pandemia, já que representam maior parte da população e ainda não foram incluídos para serem vacinados.

O secretário comenta que outras medidas não farmacológicas têm de ser feitas em conjunto com a vacinação para que a pandemia possa ser controlada efetivamente. "Reforça a tese que sempre defendemos, de que medidas restritivas que elevam a taxa de isolamento social e diminuam aglomerações, além do uso de máscaras, medidas de higiene, ocupam papel fundamental ao lado da vacina".

Só vamos ganhar essa luta se tivermos essas medidas aliadas a vacinas em quantidade suficiente

Por fim, ele cita como exemplo Dourados, que decretou lockdown por 14 dias, e viu baixar índices de fila de espera por UTI (Unidade de Terapia Intensiva), infecções e até mortes. "Tínhamos cerca de 60 a 70 pacientes há pouco tempo atrás na fila de espera, foi decaindo e tivemos ontem zero pacientes, o que não acontecia nem antes da pandemia".

Mais vacinas - Para dar continuidade à campanha vacinal de forma a garantir a proteção da população mais rapidamente, o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende afirma que é preciso receber mais imunizantes, cuja aquisição é de obrigação da União, de acordo com a Constituição Federal.

Resende comenta que mesmo com a redução pela metade dos imunizantes da farmacêutica estadunidense Johnson & Johnson, prevista inicialmente em 3 milhões para todo o Brasil, o governo do Estado espera que seja aprovado pedido de aumentar o quantitativo destinado a MS.

"Se formos contemplados com a reserva técnica, vamos fazer estudos que cientificamente podem apontar a eficácia da vacina e também a partir de que percentual da população vacinada vamos ter de fato a chamada imunidade coletiva", finaliza.

Nos siga no Google Notícias