ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Bombeiros fazem alerta e dão dicas para evitar afogamentos neste feriadão

Dias de folga e lazer aumentam ocorrências de acidentes e mortes em rios, balneários e piscinas

Caroline Maldonado | 09/10/2022 09:26
MIlitar do Corpo de Bombeiros em pscina. (Foto: Divulgação/Governo MS)
MIlitar do Corpo de Bombeiros em pscina. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Com os feriados, muita gente terá dias de folga e lazer no Estado até quarta-feira (12). Por isso, o Corpo de Bombeiros faz alerta para que as pessoas redobrem a atenção e assim evitem acidentes e mortes, nos rios, balneários, piscinas e estradas de Mato Grosso do Sul. O telefone para socorro dos bombeiros é o 193.

Exagero na ingestão de bebida alcoólica, nadar em locais sem guarda-vidas, deixar crianças nadarem sem supervisão de adulto e mergulhos de cabeça são situações que levam a acidentes e mortes.

Afogamentos - Em rios, balneários e piscinas, os bombeiros orientam a alimentar-se com moderação, preferir comidas leves e evitar o excesso de bebida alcoólica; procurar sempre um local com segurança de guarda-vidas e sempre que for nadar, avisar um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno

Além disso, crianças não devem brincar em piscina sem a supervisão de um adulto. “Mas não as deixe sob cuidados de pessoas estranhas”, alertam os bombeiros. Crianças não devem brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que estão se afogando.

"Não permaneça perto de embarcações. É preciso tomar cuidado com o limo nas pedras, que podem fazer você escorregar e cair na água e nunca mergulhar de cabeça em locais com profundidade desconhecida", orientam os militares.

Em caso de afogamento - "Se você for a vítima, mantenha a calma e não lute contra a força e correnteza da água. Guarde suas forças para flutuar e tente acenar por socorro. É menos desgastante e produz maior efeito. Só grite se realmente alguém puder lhe ouvir, caso contrário, você estará se cansando e acelerando o afogamento".

Os bombeiros orientam a colocar os pés à frente, barriga para cima e direcionar o braço de forma a usá-lo como um leme para que a própria correnteza leve à margem. Se você for socorrer alguém analise os riscos e tome cuidado para não se tornar mais uma vítima.

"Chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação ao afogado (garrafa pet vazia tampada, tampa de isopor, bola, etc.) e deixe primeiro que a vítima se agarre ao objeto e fique segura. Só então tente puxá-la para a área seca, com ajuda de galhos, corda, ou outro material".

Antes de sair de casa - "Feche os registros de água e gás para evitar inundações e incêndio; retire os eletrodomésticos da tomada e desligue o chuveiro elétrico; isso evita que os equipamentos queimem caso ocorra alterações de tensões".

Na estrada - "Antes de pegar a estrada, faça a revisão do veículo. Reponha a água do radiador e para-brisa, verifique o óleo e faça a calibragem dos pneus (inclusive do estepe); use o cinto de segurança e exija que os outros passageiros também usem, não ultrapasse o limite de velocidade da pista e respeite a sinalização. Se estiver com sono, pare o carro em local seguro, próximo a um posto policial, posto de serviços ou em algum hotel para descansar. Não se arrisque em ultrapassagens. Em estradas, elas geralmente são mais perigosas do que na cidade, até para motoristas experientes".

Feriadão - Além do feriado de quarta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na terça-feira (11) é celebrado o Dia da Divisão do Estado. Os servidores do Estado têm ainda mais um dia de folga, a segunda-feira (10), Dia do Servidor, originalmente celebrado no dia 28 de outubro, mas antecipado neste ano. Outros órgãos públicos decretaram ponto facultativo.

Nos siga no Google Notícias