ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cadastrado para teste da Coronavac em MS ainda depende de liberação

Estudos da vacina estão na fase 3 e no Estado, de 800 a 1000 pessoas devem fazer parte da pesquisa

Lucia Morel | 20/10/2020 15:29
Coronavac já está na fase 3 de testes. (Foto: Reprodução Instituto Butantan)
Coronavac já está na fase 3 de testes. (Foto: Reprodução Instituto Butantan)

Nenhum profissional de saúde foi cadastrado até o momento para o teste da vacina Coronavac em Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Butantan, o sistema ainda precisa ser adequado para que o cadastramento possa ser realizado.

Além disso, apesar da assinatura de parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul no último dia 15 de outubro, as tratativas ainda estão sendo finalizadas para que os testes efetivamente comecem.

A assessoria de imprensa do instituto informou ainda que na primeira fase de testes, 9 mil pessoas já receberam a dose do imunizante e que MS entra na segunda fase, quando a pesquisa tentará atingir 13 mil pessoas vacinadas, sendo de 800 a 1000 de Mato Grosso do Sul. O cadastramento, quando liberado, poderá ser feito aqui.

Do estudos já feitos no Brasil, a vacina vem comprovando os resultados de segurança que já haviam sido registrados em testes de fases 1 e 2 na China. No Brasil, apenas 35% dos 9 mil voluntários tiveram reações adversas leves após a aplicação da vacina, tais como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Além da Coronavac, que é chinesa, outras três vacinas contra a covid-19 estão em processo de estudos no Estado.  A Janssen-Cilag, da multinacional Jhohson e Jhonson, que teve testes pausados; a desenvolvida pelo laboratório Sanofi e a do medicamento contra a BCG (usada para prevenir a tuberculose).

Nos siga no Google Notícias