ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Casos de covid triplicam em janeiro no Estado

Vacinação tem feito com que casos graves sejam minoria e internações e mortes não cresçam

Guilherme Correia | 07/01/2022 11:12
População tem buscado testes de covid-19 com mais frequência nos últimos dias. (Foto: Henrique Kawaminami)
População tem buscado testes de covid-19 com mais frequência nos últimos dias. (Foto: Henrique Kawaminami)

Os primeiros sete dias de janeiro já acumulam mais casos confirmados de covid-19 do que o mês de dezembro, de acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicados nesta sexta-feira (7). No entanto, as mortes confirmadas pela doença, até o momento, seguem em índice semelhante ao verificado anteriormente.

Ao menos 2.208 infecções foram confirmadas em janeiro deste ano, sendo que o dezembro teve 1.603 casos. Em novembro, foram 3.546 registros e 4.336 em setembro.

Em boletim epidemiológico divulgado hoje, há 947 infectados novos com a doença. O documento de quarta-feira trazia apenas 25 infecções. O índice da média móvel indica que há pouco mais de 300 infecções diárias, enquanto a taxa anterior era de 100 - ou seja, ao menos, triplicou o índice.

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, houve uma defasagem de dados no mês passado, provocada a partir de um ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde. Além disso, muitas pessoas voltaram de viagem e têm se testado no Estado, aumentando o número de registros.

“Aumentou a testagem, aumentou o número de pessoas que voltaram das férias. Em quatro dias, passamos para 947. É um número que tem que motivar você a se vacinar, a ser um agente diferente - chamar seu pai, mãe, tia, filhos e ir se vacinar. É um momento desse estímulo à vacina.”

A principal hipótese para o aumento de infecções – geralmente com sintomas leves – é a cobertura vacinal. Atualmente, cerca de 73% da população sul-mato-grossense tem o primeiro ciclo vacinal completo, ou seja, duas doses ou vacina única.

Vale ressaltar que a vacinação exige a imunização completa e verifica-se que há uma necessidade de que sejam recebidas doses de reforço, regularmente, a fim de manter a imunidade maximizada.

A média móvel de morte é de 1,7 por dia – antes, era de 1,3, mas chegou a ser registrada em 3,3 no fim de dezembro. Somente hoje, foram confirmados três óbitos, em Aral Moreira, Campo Grande e Dourados.

Desde a última atualização, ao menos, 382,6 mil sul-mato-grossenses tiveram covid, dos quais 9.737 morreram e 369,8 mil são classificados como recuperados, desde o início da pandemia.

Nos siga no Google Notícias