ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Cepa mais potente do coronavírus já está em MS

Mais transmissível, a P1, a mesma que circula em Manaus, foi detectada em paciente de Corumbá

Anahi Zurutuza | 03/03/2021 09:52
Geraldo Resende durante coletiva de imprensa (Foto: Henrique Kawaminami)
Geraldo Resende durante coletiva de imprensa (Foto: Henrique Kawaminami)

Mais transmissível, a variante P1 do novo coronavírus, a mesma que provocou caos na saúde de Manaus (AM), está em Mato Grosso do Sul. Teste feito em material coletado de paciente que ficou internado em Corumbá, a 419 km de Campo Grande, confirmaram que o homem, de 37 anos, ficou doente por causa da cepa, também considerada por alguns especialistas mais agressiva.

“Foi comprovado através de estudo de sequenciamento genético que ele é o primeiro paciente no Estado da variante P1”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, nesta manhã.

Morador do Centro de Corumbá, o homem apresentou os primeiros sintomas da covid-19 no dia 2 de janeiro. A suspeita, de que ele poderia ter sido contaminado com a mutação do coronavírus identificada em pacientes do Amazonas, veio quando o próprio paciente revelou ter viajado para Manaus pouco antes de sentir os sintomas.

O caso foi notificado para a Secretaria de Estado de Saúde no dia 9 do primeiro mês do ano. Depois que o homem passou pelo teste RT-PCR e resultado foi positivo, no dia 8, a amostra foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, onde foi feito o sequenciamento genético dos vírus encontrados no material. O resultado do exame mais detalhado chegou ontem para a SES.

Portador da comorbidades - é imunodeprimido e tem obesidade -, o paciente chegou a precisar de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e ainda está em atendimento domiciliar para se recuperar das sequelas deixadas pela doença.

De acordo com o secretário, há vários outros casos suspeitos da variante em Mato Grosso do Sul e que a cepa já circula nas regiões de Corumbá – no oeste do Estado – e de Dourados – no sul. “Temos vários processos em investigação, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais. Tudo indica que essa variante não está só em Corumbá, mas também na região da Grande Dourados”.

A P1, identificada em Manaus e a mesma detectada em viajantes japoneses que estiveram no Amazonas, é mais transmissível e por isso, além de possivelmente já estar disseminada na capital amazonense, há evidências de que já tenha se espalhado pelo País. E mais, ninguém estaria livre de se contaminar, já que quem já pegou a covid-19 pode ter anticorpos somente contra a outra cepa, a B.1.1.28, mais predominante no Brasil.

Nos siga no Google Notícias