ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Chuva já ultrapassou 2 mil mm em fevereiro, mas dará trégua no fim de semana

Apesar do grande volume de chuvas nos últimos dias, apenas três cidades ultrapassarm o previsto para o perído

Jhefferson Gamarra | 18/02/2021 16:31
Previsão é de elevação da temperatura durante todo final de semana (Foto: Paulo Francis)
Previsão é de elevação da temperatura durante todo final de semana (Foto: Paulo Francis)

Dados divulgado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), colhidos nas 29 estações em funcionamento em Mato Grosso do Sul, apontam que o mês de fevereiro já acumula mais de 2.374,8 milímetros de chuva. Embora as chuvas registradas nos últimos dias tenham sido volumosas, apenas três cidades do Estado ultrapassaram o limite esperado para o período: Santa Rita do Pardo, Porto Murtinho e Aquidauana.

O volume esperado para Santa Rita do Pardo era de 175,6 mm mas já choveu 241,4 mm, enquanto em Porto Murtinho que esperava 126 mm o acumulado soma 161,4 mm, e Aquidauana que esperava 157,2 mm já registra 170 mm. A chuva que devastou a cidade de Corguinho, embora rígida está dentro do esperado para o mês de fevereiro.

A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues explica que o volume registrado na primeira quinzena de fevereiro, está bem distante dos acumulados de janeiro. “No comparativo com o mesmo período do mês passado, o primeiro mês de 2021 foi bem mais chuvoso”, destaca.

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia já apontavam que o volume de chuvas ficaria acima da média histórica, de 150 a 200 milímetros, para fevereiro deste ano. O esperado para todo mês varia entre 200 a 230 milímetros, com possibilidade de a região do bolsão – nordeste do Estado— ser a mais chuvosa.

A dica para o final de semana é se hidratar, boletim meteorológico assinado pela coordenadora do Cemtec, prevê elevação na temperatura durante todo final de semana com queda na umidade relativa do ar.

“A tendência é de tempo firme com predomínio de sol em todo o Estado até, pelo menos, segunda-feira com grande amplitude térmica, temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã e rápida elevação ao longo do dia. Queda significativa na umidade relativa do ar à tarde. Pancadas de chuvas poderão retornar a partir de 23 de fevereiro”, resume o boletim.

Nos siga no Google Notícias