Com atraso no salário, 50% dos funcionários param de novo na Santa Casa
Assembleia decidiu que 50% dos trabalhadores vão parar nesta sexta-feira (9)

Sem receber o salário nesta quinta-feira (8), quinto dia útil do mês, os funcionários da Santa Casa de Campo Grande voltam a paralisar as atividades na manhã desta sexta-feira (9) e protestar na entrada do hospital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Funcionários da Santa Casa de Campo Grande paralisaram parcialmente as atividades nesta sexta-feira (9) devido ao atraso no pagamento dos salários. O protesto, que manteve 50% do efetivo trabalhando, foi motivado pelo não recebimento dos vencimentos no quinto dia útil do mês. A direção do hospital atribuiu o atraso a problemas técnicos no sistema de repasse da Prefeitura. A Secretaria Municipal da Fazenda confirmou a transferência de R$ 6,2 milhões à instituição, justificando a demora por questões administrativas, incluindo mudança na gestão da pasta e fechamento do sistema.
O presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS), Lázaro Santana, explica que, sem o pagamento do salário, os trabalhadores temem não receber o 13º salário, que foi parcelado após paralisações de dezembro.
- Leia Também
- Apesar de aporte de 54 milhões, Santa Casa seguirá com deficit mensal
- Estado impõe regras para liberar verba à Santa Casa e evitar colapso
Segundo ele, a Santa Casa chegou a dizer que não havia recebido o aporte do governo do Estado e, em seguida, apontou problemas técnicos no sistema de repasse da Prefeitura de Campo Grande. "Mais uma vez um dia de humilhação na Santa Casa de Campo Grande, virou rotina, virou piada", reclamou.
A paralisação foi decidida durante assembleia realizada na manhã de hoje e prevê que 50% dos funcionários sigam trabalhando.
Ao Campo Grande News, a presidente da instituição, Alir Terra, que está à frente da gestão desde o início de 2023, reforçou que houve um problema de TI da administração municipal e que o recurso já está sendo disponibilizado. A assessoria da Santa Casa garantiu que, assim que o dinheiro entrar na conta da instituição, o salário será pago.
O secretário municipal da Fazenda, Isaac José de Araújo, que assumiu a titularidade da pasta ontem, reconheceu que houve uma "série de situações" que atrasaram o repasse à instituição, mas que os R$ 6,2 milhões foram transferidos na manhã de hoje. Entre as situações que atrasaram o repasse estão o fechamento do sistema e a própria mudança na pasta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

