Com nota baixa, estudante ganha na Justiça acesso a correções de redação
Documento detalha quais critérios foram utilizados pelos examinadores para atribuir a nota individual
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Fapec (Fundação de Apoio à Cultura e Ensino), órgão responsável pela seleção dos cursos de graduação da universidade, terão 24 horas para entregar o espelho da redação contendo as correções a estudante que tirou nota baixa.
O aluno Lucas Almeida, 18 anos, fez o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), um dos sistema de seleção da UFMS e que teve resultado da segunda chamada divulgado ontem (7). Após comparar a nota na redação que elaborou para a prova da universidade e a escrita para o Enem, diferença foi de 270 pontos, ele tentou por diversas vezes e teve todos os pedidos de acesso ao espelho recusados. Por isso, procurou um advogado para entrar com pedido liminar na Justiça Federal, ter as correções na mão e tentar entender o motivo da nota. O documento explica os critérios utilizados pela banca avaliadora para determinar a nota.
O advogado responsável pelo pedido, Rafael Scaini, afirma que o cliente foi prejudicado pela nota recebida. "O Lucas teve um bom desempenho na prova objetiva, mas a nota da redação não foi condizente. Ele fez cursinho com professores que adotam o mesmo critério de avaliação do Enem. Eles corrigiram a redação e afirmaram que a nota não poderia ser menor que 900 pontos. Com 700 no Passe ele estaria aprovado em Medicina agora". Anota de Lucar foi 670.
A primeira tentativa de Lucas foi entrar com recurso, após procurar os critérios de correção. Sem sucesso, agora, ele "corre contra o tempo" para tentar garantir a vaga. "A redação tem um peso bem alto pro curso que eu quero, Medicina. Quando entrei com recurso, responderam apenas 'improcedente', sem qualquer justificativa. Esses processos jurídicos levam tempo, enquanto a lista de aprovados e o início das aulas seguem o cronograma normal".
A Fapec informou, por meio da assessoria de imprensa, que "não recebeu essa notificação da Justiça e só irá se posicionar após receber a ação".