ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Com ordem de prisão em MS, operação da PF atinge núcleo financeiro do PCC

Foram bloqueadas 400 contas bancárias suspeitas de movimentarem R$ 1 milhão por mês

Aline dos Santos | 06/08/2019 07:32
Bilhetes entram e saem de presídios por meio de visitantes, permitindo que crimes continuem. (Foto: PF/Divulgação)
Bilhetes entram e saem de presídios por meio de visitantes, permitindo que crimes continuem. (Foto: PF/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) deflagrou hoje (dia 6) a operação Cravada, que combate o núcleo financeiro da fação criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Um dos alvos da ação é Dourados, onde será cumprido mandado de prisão em presídio.

A ação, que é coordenada pela polícia do Paraná, cumpre 30 mandados de prisão e 55 mandados de busca e apreensão. A operação acontece em MS, Paraná, São Paulo, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais. Dos 30 mandados de prisão, 8 serão cumpridos em presídios, sendo 3 em São Paulo, 1 no Mato Grosso do Sul e 4 no Paraná. Foram bloqueadas 400 contas bancárias suspeitas no Brasil.

A investigação começou em fevereiro de 2019, a partir de informações sobre a existência de um núcleo financeiro da facção criminosa estabelecido na Penitenciária Estadual de Piraquara (PR).

O núcleo é responsável por recolher e gerenciar as contribuições para a facção criminosa em âmbito nacional. Os pagamentos, também chamados de rifas, eram repassados ao PCC por meio de contas bancárias e de maneira intercalada, recurso para dificultar o rastreamento. A investigação indica a circulação de aproximadamente R$ 1 milhão por mês nas diversas contas utilizadas.

Os valores que transitavam entre as contas bloqueadas eram utilizados para pagar a aquisição de armas de fogo e de entorpecentes para a facção, além de custear transporte e manutenção da estadia de integrantes e familiares de membros da organização criminosa em locais próximos a presídios. No mês de junho, a PF de Campo Grande fez operação em seis casas de apoio à facção.

São investigados crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. O nome da operação faz referência à jogada de xadrez em que uma peça, quando ameaçada de captura pela peça adversária, fica impossibilitada de se mover, em razão de haver uma peça de maior valor em risco. A ação envolve 180 policiais federais e as ordens judiciais foram expedidos pela Vara Criminal de Piraquara (PR).

Nos siga no Google Notícias