ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com queda na procura, Saúde desativa drive-thrus de testagem para covid

Procura por exames caiu pela metade e centros de testagem funcionam até segunda-feira (28)

Ana Paula Chuva | 23/02/2022 13:21
Centro de Testagem na Cassems em Campo Grande. (Foto: Rodson Lima | Governo de MS)
Centro de Testagem na Cassems em Campo Grande. (Foto: Rodson Lima | Governo de MS)

Com a baixa procura por exames de covid-19 nas últimas semanas, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) decidiu desativar na próxima semana os drive-thrus de testagem de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Só no último domingo (20), das 1,3 mil vagas disponíveis, apenas 702 foram preenchidas, ou seja, 46% do total ficaram ociosas.

Segundo o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, a redução pela procura já era esperada. A previsão inicial era que os drive-thrus funcionassem de 15 a 31 de janeiro, mas por prudência, o prazo foi prorrogado.

“Conforme o Termo de Cooperação Técnica firmado com os nossos parceiros Cassems, Sejusp, Secretarias Municipais de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar, e por uma questão de prudência, julgamos apropriado prorrogar o prazo de atendimento até 28 de fevereiro de 2022”, afirmou.

Os centros de testagem serão desativados na terça-feira (1°), por isso, a Secretaria Estadual de Saúde pede que os municípios adotem medidas quanto às estratégias de testagens rápidas de antígeno, com objetivo de recepcionar, mesmo que em pequena quantidade, a parcela de testagem dos drives.

Até a manhã desta quarta-feira (23), os drive-thrus de testagem ofertaram até 45.917 vagas, 3.531 permaneceram sem agendamentos e 42.386 foram preenchidas. Do total agendado, 34.734 testes de antígeno foram realizados, sendo que 11.700 foram positivos para covid-19, o que corresponde a 33,68% de índice de positividade.

Drives – Em Campo Grande, o drive-thru de testagem foi montado no estacionamento da sede da Cassems, que fica na Rua Antônio Maria Coelho. No local, são ofertados 700 testes por dia.

Na cidade de Dourados, a testagem acontece no quartel do Corpo de Bombeiros, que fica na Avenida Presidente Vargas, 1167. Lá, são disponibilizados 200 testes por dia.

Por fim, em Três Lagoas, o drive-thru funciona no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Filinto Muller, 3.300, Jardim Morumbi. Ao todo são ofertados 100 testes por dia, de segunda a sexta-feira e 200 aos sábados e domingos.

Ainda dá tempo de agendar a testagem, que seguirá sendo feita nos centros até dia 28 de fevereiro. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/ e preencher o cadastro.

Nos siga no Google Notícias