ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Concessionária vai ajudar no conserto de respiradores em 7 cidades do Estado

Os 70 equipamento são indispensáveis no tratamento de pacientes com o novo coronavírus

Adriano Fernandes | 06/04/2020 22:27
Técnicos do Senai, instituição parceira da ação, inspecionando alguns dos equipamentos. (Foto: Divulgação/Senai) 
Técnicos do Senai, instituição parceira da ação, inspecionando alguns dos equipamentos. (Foto: Divulgação/Senai)

Diante da possibilidade do aumento de casos do novo coronavírus no Estado, a Energisa, concessionária que administra o fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul, vai arcar com o trasporte para assegurar  conserto de 70 ventiladores pulmonares. O equipamento é indispensável no tratamento dos pacientes com a doença, pois atua no funcionamento do sistema respiratório, principal área atacada pelo vírus. A partir de terça-feira (07) os ventiladores que estão danificados serão transportados do interior para a Capital.

O transporte dos equipamentos começa pelo município de Dourados com a retirada de 13 ventiladores, sete do Hospital da Vida e seis da Secretaria Municipal de Saúde. Em Mato Grosso do Sul, a equipe que irá transportar os ventiladores passou por treinamento nesta segunda-feira (06) para o manuseio correto dos equipamentos com proteção e segurança.

A iniciativa abrange também as cidades de Ponta Porã, Bonito, Aquidauana, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Aparecida do Taboado e a própria Capital. O movimento “Energia do Bem” foi articulado em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e o Senai de Campo Grande.

“Todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes foram tomadas. Nos envolvemos agora com o governo do estado e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) no combate a essa pandemia. Diminuir a curva de infecção é o melhor caminho, mas para os que já contraíram o vírus, o tratamento é essencial, bem como a quantidade de ventiladores para atendimento nos hospitais”, comentou o diretor-presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes.

Para a secretária de Saúde do município de Dourados, Berenice de Oliveira Machado Souza, a reforma dos ventiladores vai contribuir no atendimento aos pacientes da região.

“Além de Dourados, apenas em Ponta Porã e Nova Andradina existem UTI (Unidades de Tratamento Intensivo). Precisamos estar bem equipados - como centro de referência - para dar suporte aos outros 32 municípios próximos, que devem ser encaminhados pra nós”, completa.

Conforme a Energisa a ação “Energia do Bem” já reúne 13 parceiros, envolvidos em iniciativas que incluem manutenção de ventiladores pulmonares, obras elétricas em unidades públicas de saúde e captação de recursos para assistência a idosos. No total, o Grupo Energisa vai investir R$ 5 milhões no movimento em todos os estados onde atua. Os recursos serão aplicados em diversas frentes mapeadas junto ao poder público local.

O movimento também possui um portal, com informações sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social. Basta acessar este site: http://www.movimentoenergiadobem.com.br/

Entre os parceiros envolvidos no movimento estão Confederação Nacional da Indústria (CNI), IEL – Instituto Euvaldo Lodi, Sesi/Senai e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG) e Evoé. A Unesco faz uma curadoria de conteúdos educativos para o portal.

Nos siga no Google Notícias