ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Conselho da OAB define seis nomes para indicação à vaga do TRF-3

Os nomes serão encaminhados para o Tribunal Regional Federal, que reduzirá as listas para duas tríplices

Por Gabriel de Matos | 10/12/2023 19:32
Reunião do Conselho Pleno da OAB para definição da lista com seis nomes (Foto: Divulgação/OAB)
Reunião do Conselho Pleno da OAB para definição da lista com seis nomes (Foto: Divulgação/OAB)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) anunciou, em uma sessão extraordinária do Conselho Pleno realizada neste domingo (10), os nomes das listas sêxtuplas que serão encaminhadas ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) para o preenchimento de duas vagas destinadas à advocacia nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A primeira vaga, decorrente da aposentadoria do desembargador federal Newton De Lucca, teve os seguintes escolhidos e seus respectivos votos: Marcos Moreira de Carvalho (27 votos), Luciani Coimbra de Carvalho (27 votos), Verônica Abdalla Sterman (27 votos), Fernando Olavo Saddi Castro (26 votos), Claudia Bossay Assumpção Fassa (26 votos) e Luiz Henrique Volpe Camargo (26 votos).

Para a segunda vaga, criada pela Lei nº 14.253/2021, foram definidos os seguintes nomes e votações: Luiza Nagib (28 votos), Gabriela Shizue Soares de Araujo (28 votos), Mario Luiz Delgado Régis (27 votos), Rita Maria Costa Dias Nolasco (26 votos), Rodrigo Dalpiaz Dias (26 votos) e Ademar Chagas da Cruz (26 votos).

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, parabenizou todos os escolhidos e desejou sucesso aos candidatos. Ele ressaltou a importância do compromisso assumido pelos futuros ocupantes das vagas, não apenas com a advocacia brasileira em geral, mas especificamente com a advocacia dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A próxima etapa consistirá no encaminhamento dos nomes escolhidos para o TRF-3, que reduzirá as listas para duas tríplices. Após essa fase, caberá ao presidente da República a escolha dos novos desembargadores do Tribunal.

No total, 14 candidatos tiveram suas inscrições deferidas para a seleção. Durante a sessão, cada candidato teve a oportunidade de fazer uma apresentação pessoal de três minutos, seguida por uma sabatina de igual duração. A comissão de arguição foi composta pelos conselheiros federais José Noronha, Cláudia Lopes Medeiros e Ariana Garcia, enquanto o procurador-geral do Conselho Federal da OAB, Ulisses Rabaneda, conduziu o procedimento.

O Pleno deliberou pela realização de apenas uma sabatina para as duas listas, uma vez que todos os candidatos se inscreveram para ambas. Durante a arguição, foram avaliados conhecimentos dos candidatos sobre temas como perspectiva de gênero, majoração de honorários, Quinto Constitucional, inteligência artificial, funcionamento virtual da Justiça, prerrogativas da advocacia, entre outros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias