ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Contribuintes de MS têm última semana para quitar ICMS com desconto no Refis

Prazo termina sexta-feira (30); programa reduz até 80% das multas e 40% dos juros de mora

Por Mylena Fraiha | 24/01/2026 13:39
Contribuintes de MS têm última semana para quitar ICMS com desconto no Refis
Sede da Secretaria Estadual de Fazenda, no Parque dos Poderes (Foto: Álvaro Rezende)

Esta é a última semana para contribuintes quitarem dívidas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com desconto à vista no Refis 2025 do governo de Mato Grosso do Sul. O prazo termina na próxima sexta-feira (30), após prorrogação oficializada pelo Executivo estadual.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo de Mato Grosso do Sul prorrogou até 30 de janeiro de 2026 o prazo para adesão ao Refis 2025, programa que permite a regularização de débitos de ICMS gerados até fevereiro de 2025. A medida mantém as condições originais de descontos e parcelamentos. O programa oferece descontos de até 80% nas multas e 40% nos juros para pagamentos à vista. Para parcelamentos, que podem chegar a 60 vezes, os abatimentos variam entre 70% e 75% nas multas e 30% a 35% nos juros. A iniciativa abrange dívidas inscritas ou não em dívida ativa, incluindo casos em discussão judicial.

A ampliação do calendário foi feita por decreto publicado no fim de dezembro e não altera as regras do programa, como percentuais de desconto, formas de pagamento ou critérios para inclusão das dívidas. A medida busca ampliar a adesão e facilitar a regularização fiscal antes do encerramento do período.

Com a prorrogação, os contribuintes têm até 30 de janeiro de 2026 para formalizar a adesão ao Refis e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela, conforme a modalidade escolhida. Antes da mudança, o prazo terminaria em 30 de dezembro de 2025.

O Refis Geral permite a regularização de débitos de ICMS gerados até 28 de fevereiro de 2025. O programa inclui dívidas inscritas ou não em dívida ativa e também aquelas que estão sendo discutidas na Justiça ou na esfera administrativa.

As regras de desconto e parcelamento seguem as mesmas, com possibilidade de pagamento à vista ou em até 60 parcelas. Os descontos variam de acordo com a forma de pagamento. Quem optar pela quitação à vista recebe 80% de desconto nas multas e 40% nos juros.

No parcelamento, os abatimentos diminuem conforme o número de parcelas: de 2 a 20 vezes, o desconto é de 75% nas multas e 35% nos juros; de 21 a 60 parcelas, a redução cai para 70% nas multas e 30% nos juros.

Além do alívio financeiro, o programa permite que o contribuinte regularize a situação fiscal e volte a ter acesso a benefícios e incentivos fiscais que estavam suspensos por inadimplência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.