ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Decreto do "fecha tudo" não coíbe quase nada no comércio de Campo Grande

Com longa lista de atividades consideradas essenciais, o fechamento atinge poucas atividades de forma efetiva

Silvia Frias e Alana Portela | 14/06/2021 11:09
Loja vetou entrada, mas manteve atendimento na porta, hoje de manhã (Foto: Marcos Maluf)
Loja vetou entrada, mas manteve atendimento na porta, hoje de manhã (Foto: Marcos Maluf)

A divulgação do decreto de fechamento de atividades em Campo Grande causou alvoroço na semana passada, entre comerciantes e população em geral, imaginando período de reclusão. Mas em uma circulada rápida pela cidade, nota-se que é praticamente vida que segue, com várias lojas abertas, algumas, respaldadas pelo amplo leque de atividades consideradas essenciais na legislação e outras que simplesmente resolveram infringir a norma até a fiscalização aparecer.

A reportagem circulou pela região central e verificou lojas funcionando normalmente, mesmo excluídas da lista de essenciais prevista na bandeira cinza, atual classificação de Campo Grande. De venda de capinha de celular a lojas de tereré e colchão, o dia parece normal, não fosse a meia porta baixada em alguns casos.

A alimentação é a principal brecha que garante setores nada essenciais de portas abertas. O mesmo ocorre com o item "higiene", liberado pelo governo e que mantém funcionando lojas de cosméticos e até de perfumaria.

Loja de eletrodomésticos aberta no centro (Foto: Marcos Maluf)
Loja de eletrodomésticos aberta no centro (Foto: Marcos Maluf)

O comércio em geral não deveria ter contato com os clientes, mas a maioria esqueceu o delivery e insiste no "pegue e leve".

A loja Passaletti está aberta, atendendo clientes na porta, mesmo sistema adotado na Planeta Baby e Fruto do Ventre que vende produtos para bebê.

Na Rua 14 de Julho, entre as ruas Cândido Mariano e Maracaju, a reportagem contou 14 lojas abertas, entre elas, locais de cosméticos, como a Boticário, funcionando normalmente, embasadas na autorização para venda de produtos de higiene.

Outra, de comercialização de chocolate, a resposta dada à reportagem é que não sabe se o produto se encaixa como essencial e que “vai funcionar até mandar alguém fechar”.

Na Rua Rui Barbosa, entre 15 de Novembro e Avenida Afonso Pena, praticamente todas as lojas funcionam: casa de botões, loja de roupas e lanchonetes. Neste último caso, o atendimento é permitido, porém, somente no sistema drive-trhu, delivery e take away (pegue e leve), não sendo permitido consumo no local.

Movimento abaixo do normal para segunda, mas, ainda assim, constante no centro (Foto: Marcos Maluf)
Movimento abaixo do normal para segunda, mas, ainda assim, constante no centro (Foto: Marcos Maluf)

Ainda na Rua Rui Barbosa, lojas de conserto de celulares estavam com portas parcialmente abertas, apesar de só estar liberado o delivery. Outro local que deveria estar fechado é um ponto da Vivo, em que seis clientes aguardavam do lado de fora.

A funcionária disse que eles não atenderiam ninguém, mas viram a fila se formando desde cedo do lado de fora e resolveram verificar quais eram os casos. Um deles era de rapaz que teve o celular roubado e queria saber como proceder para bloquear ou aparelho.

Fora da região central, a abertura do comércio também seguiu normalmente: na Hiper Festas, na avenida Eduardo Elias Zahran, o funcionamento foi garantido, segundo uma das atendentes, porque a loja teria licença para abrir como serviço de alimentação, já que vende doces.

O decreto do governo estadual estipula o fechamento dos não essenciais. Porém, a lista de essenciais inclui 51 atividades essenciais autorizadas a funcionar até 24 de junho, algumas, com restrições.

No caso de padarias, é possível consumo local, porém, isso não se aplica a lanchonetes e restaurantes. Lojas de material de construção, borracharias e oficinas mecânicas são exemplos de comércios que podem abrir.

Atendimento do lado de fora para quem formou fila cedo na central da Vivo (Foto: Marcos Maluf)
Atendimento do lado de fora para quem formou fila cedo na central da Vivo (Foto: Marcos Maluf)
Loja de festas, na Zahran, também abriu hoje de manhã (Foto: Marcos Maluf)
Loja de festas, na Zahran, também abriu hoje de manhã (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias