ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em MS, 3,5 mil grávidas vão receber 2ª dose da Astrazeneca só depois do parto

Com a nova recomendação do Ministério da Saúde, gestantes podem esperar até 6 meses pela 2ª dose

Ana Paula Chuva | 20/05/2021 09:04
Gestante recebendo primeira dose do imuizante da Pfizer na Capital. (Foto: Paulo Francis)
Gestante recebendo primeira dose do imuizante da Pfizer na Capital. (Foto: Paulo Francis)

Em MS, as 3.538 grávidas que foram vacinadas com o imunizante Astrazeneca, devem esperar até o fim do puerpério, ou seja, 45 dias após o parto, para tomar a 2º dose. A recomendação foi dada pelo Ministério da Saúde ainda na noite desta quarta-feira (19) e deve ser seguida pelo Estado.

Com a nova recomendação, as gestantes que já receberam a 1ª dose podem esperar cerca de seis meses para completar o esquema vacinal. Nas mulheres deste grupo que iniciaram a imunização com as vacinas Coronavac ou Pfizer a aplicação da 2ª dose pode ser feita normalmente.

A nota emitida pela pasta recomenda ainda que gestantes que já receberam as duas doses do imunizante e entre o 4º e 28º dias após a vacinação apresentarem sintomas como falta de ar, dor no peito, dor de cabeça, dificuldade na fala, entre outros, procurem atendimento médico imediato.

No dia 10 de maio, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a aplicação do vacina da Oxford/ Fiocruz em mulheres grávidas e puérperas após resultados de monitoramento de reações do imunizante que na bula recomenda o uso apenas com orientação médica. .

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), em MS são 6.777 grávidas e puérperas, sendo que 3.538 receberam a 1ª dose da Astrazeneca, 3.131 da Pfizer e 108 da Coronavac. Na Capital, o grupo recebe apenas doses da Pfizer.

Nos siga no Google Notícias