ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estado garante ter condições de receber pacientes de RO, sem comprometer lotação

Diretora do hospital comentou que mesmo que haja possibilidade de nova cepa entrar em MS, ajuda humanitária supera risco

Lucia Morel | 29/01/2021 17:44
Há 18 vagas em aberto hoje no Hospital Regional para pacientes com covid-19. (Foto: Governo de MS)
Há 18 vagas em aberto hoje no Hospital Regional para pacientes com covid-19. (Foto: Governo de MS)

Com 18 vagas em aberto no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul para pacientes com covid-19, o governo do Estado garante que têm condições de receber infectados de outros estados sem comprometer o atendimento interno, segundo a diretora do hospital, Rosana Leite.

Hoje chega o primeiro paciente de Rondônia, com previsão de mais dois amanhã. No entanto, MS emprestou apenas 10 leitos, que é o máximo a ser atingido, caso o estado do Norte precise.

“Dos 118 leitos abertos, temos 18 vagas. Estou em contato com o pessoal de Rondônia e eles conseguiram abrir mais vagas lá, na rede privada e não sabem quantos pacientes mais vão mandar para cá, mas há expectativa de mais dois amanhã”, disse a diretora.

Segundo ela, Mato Grosso do Sul tem registrado redução de casos, tanto que hoje, uma ilha de CTI (Centro de Terapia Intensiva) com 10 leitos foi desmobilizada no HR. “Mas temos vagas em outras ilhas, onde receberemos os pacientes de Rondônia”, afirmou, enfatizando que a ajuda prevê no máximo 10 vagas ao estado.

Nova cepa – Rosana lembra que a nova cepa do coronavírus identificada em Manaus, considerada mais transmissível, não foi registrada em Rondônia, o que de certa forma, reduz os riscos de que Mato Grosso do Sul tenha a introdução dessa linhagem do vírus.

No entanto, para a diretora, mesmo que esse risco exista, “isso não nos impede de admitir pacientes em estado crítico, porque estaríamos ferindo um direito constitucional à saúde, por isso dizemos que é ajuda humanitária”, enfatiza.

Nos siga no Google Notícias