Estudantes representam o Mato Grosso do Sul em campeonato global de robótica
Equipe do Estado exibirá projetos inovadores da área de tecnologia

Estudantes do Mato Grosso do Sul participam nesta semana da etapa nacional do maior evento de robótica do mundo, o WRO (World Robot Olympiad).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Estudantes de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, participam da etapa nacional do World Robot Olympiad (WRO), maior evento de robótica do mundo, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. As equipes Bot Géant e Mon Android, do Colégio Mon Géant, competem na categoria Future Innovators, voltada para projetos inovadores em robótica e tecnologia. Os participantes, com idades entre 8 e 12 anos, podem garantir vaga para a etapa mundial em Singapura, prevista para novembro. A competição, que acontece em mais de 90 países, visa estimular o interesse por ciência, tecnologia, engenharia e matemática entre jovens estudantes.
A competição, que ocorre anualmente em mais de 90 países, é organizada em diversas categorias, e sua etapa nacional neste ano acontece na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
- Leia Também
- Cirurgia robótica para câncer de próstata é incorporada ao SUS
- Escola sul-mato-grossense alcança pódio nacional no Enem e revela seu método
De acordo com a organização do evento, vão participar da competição, que acontece no próximo sábado (30), duas equipes do Mato Grosso do Sul, ambas são de Campo Grande e fazem parte do Colégio Mon Géant de Ensino Fundamental.
Ao Campo Grande News, o professor Jonathan Fernandes, treinador das equipes de robótica do colégio, relatou como será a participação dos estudantes sul-mato-grossenses no evento.
"A nossa escola vai participar da edição na categoria Future Innovators, que é a categoria mais teórica da competição, onde as equipes são convidadas a desenvolver projetos inovadores dentro da área da robótica e tecnologia em geral", disse Jonathan.
As equipes Bot Géant e Mon Android do estado são da modalidade Elementar e compostas por alunos entre 8 e 12 anos, cada uma com dois alunos e pelo menos um instrutor.
"Participar de um evento de robótica e tecnologia deste nível demonstra também o nível de desenvolvimento técnico e de conhecimento sobre robótica, lógica de programação e tecnologia que nossos alunos possuem em comparação com o restante do Brasil e do mundo. Não apenas as áreas citadas, mas também o conjunto de disciplinas como matemática, história e outras áreas de conhecimento que compõem o conjunto didático desenvolvido aqui na escola", declarou o treinador da equipe de MS.
Segundo informado pelo professor, as equipes participantes do colégio também ganharam um prêmio de melhor escola particular em outra competição, a Olimpíada Brasileira de Robótica, na etapa sul-mato-grossense da competição.
"Esse trabalho é fruto da vontade do professor Antônio, da professora Ederly e da coordenação pedagógica do Colégio Mon Géant. A Robomind também é parceira e nos auxiliou com os materiais didáticos e de robótica", complementou Jonathan.

Competição - O World Robot Olympiad ocorre anualmente em mais de 90 países, e é organizada em categorias como Robo Mission, Future Innovators, e outras, culminando numa final mundial. Na etapa nacional, participam escolas de todos os estados.
A competição global de robótica foi criada para estimular crianças e adolescentes de 8 a 19 anos a se interessarem por ciência, tecnologia, engenharia e matemática, envolvendo o desenvolvimento e programação de robôs para resolver desafios temáticos.
Caso se classifiquem na etapa nacional, os estudantes de Mato Grosso do Sul podem disputar a etapa mundial do WRO (World Robot Olympiad), que vai acontecer em Singapura, entre 26 e 28 de novembro.
O tema do ano na etapa nacional é “O Futuro dos Robôs” e conta com 112 equipes inscritas. As disputas acontecem em duas categorias:
- RoboMission – desafio prático em que as equipes constroem e programam robôs autônomos para cumprir missões em um campo de provas.
- Future Innovators – voltada para projetos autorais de inovação e tecnologia, onde as equipes pesquisam e apresentam soluções criativas para o tema anual.
Dentro da categoria RoboMission, a disputa é composta pelas modalidades Elementary (estudantes de 8 a 12 anos de idade), Júnior (11 a 15 anos) e Sênior (14 a 19 anos).
O campeonato é organizado pela Robomind, empresa especializada em projetos curriculares e extracurriculares de educação tecnológica e robótica.
A edição anterior do evento, realizada em Blumenau (SC), reuniu mais de 850 participantes de oito estados do país e cerca de cinco mil pessoas em dois dias.
O evento classificou três equipes para a etapa mundial, que aconteceu em Izmir, na Turquia.