Festival de Bonito adota ação "Lixo Zero" para destinação correta de resíduos
Lixeiras para coleta seletiva estão espalhadas pelo festival, incentivando o descarte adequado

De forma inédita, o Festival de Inverno de Bonito, que começou no dia 20 de agosto e se encerra neste domingo (24), vem adotando uma ação sustentável da metodologia Lixo Zero, que visa implementar o descarte correto de resíduos durante o evento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Festival de Inverno de Bonito implementou uma iniciativa pioneira de sustentabilidade com a metodologia Lixo Zero, visando o descarte correto de resíduos durante o evento. A ação é gerenciada pela empresa local Ciclo Azul, que trabalha para transformar a coleta em oportunidade de reciclagem e compostagem. O festival também assumiu o compromisso de descarbonização, buscando neutralizar as emissões de gases de efeito estufa. Por meio de um QR Code disponibilizado ao público, será contabilizado o número de árvores nativas a serem plantadas em Bonito para compensar as emissões de carbono do evento.
Para garantir a efetividade da campanha, é necessário que o público presente contribua respeitando as indicações de descarte das lixeiras, destinando assim de maneira correta todo o resíduo gerado.
- Leia Também
- Festival de Inverno de Bonito começa amanhã; veja a programação
- “A Melhor Mãe do Mundo” encerra mostra de longas em Festival de Bonito
O gerenciamento da metodologia é de responsabilidade da Ciclo Azul, empresa de Bonito especializada em soluções ambientais, que envolve trabalhadores do próprio município e gera renda local.
A diretora executiva e sócia-fundadora da Ciclo Azul, Lívia Medeiros Cordeiro, explica que o desafio é transformar a coleta em oportunidade de reciclagem e compostagem.
"Este ano a empresa está com o desafio de fazer o melhor gerenciamento de resíduos sólidos do Festival. Nós estaremos com uma tenda no CMU, na Praça do Peixe e na Praça do Rádio. Teremos uma equipe passando em todos os locais, inclusive nos locais onde estão tendo oficinas, para fazer essa sensibilização sobre o descarte correto dos resíduos", explicou a organização da ação.
Segundo a diretora da Ciclo Azul, os materiais recicláveis serão doados a famílias e pessoas que são agentes de reciclagem e que trabalham e vivem desse comércio na cidade.
As equipes da empresa estão circulando pelo Festival para esvaziar e coletar esses resíduos. Todo o resíduo coletado será pesado e terá sua destinação registrada.
"Nós já temos uma rede de recicladores que ao final do dia estarão levando essas bags para os seus depósitos", complementou Lívia Medeiros.
A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito, com a realização dos serviços de varrição, limpeza da praça durante as madrugadas e a retirada dos rejeitos, materiais que não podem ser reciclados ou compostados.
"A Ciclo Azul também vai instalar bombonas específicas nos pontos de alimentação para o descarte de resíduos orgânicos, garantindo que cada tipo de lixo tenha o destino adequado. O Lixo Zero é uma metodologia para a qual somos credenciados e que tem como princípio básico a separação na fonte", declarou Lívia.
A meta do festival é destinar corretamente mais de 70% dos resíduos recicláveis presentes no evento, podendo, com a ajuda do público, ultrapassar os 90% de reaproveitamento.
Descarbonização - O festival de Bonito assumiu o compromisso da descarbonização. O objetivo é neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento, desde transporte até energia e alimentação.
Para incentivar a participação nesta ação, a organização está disponibilizando para o público um QR Code em materiais de comunicação do evento, para que cada registro ajude a contabilizar o número de árvores nativas que serão plantadas em Bonito para compensar as emissões de carbono.
Essa prática, de acordo com os organizadores, não ajuda apenas a reduzir os impactos ambientais do Festival, mas também deixa um legado duradouro para a cidade, fortalecendo a biodiversidade local, contribuindo para a captura de carbono e criando áreas verdes que beneficiam toda a comunidade.