Fornecedor de chaves e fechaduras de prefeitura é alvo de operação contra fraude
No interior, o alvo é uma livraria, que venceu licitação da prefeitura em 2022
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) deflagraram operação em Campo Grande e Sidrolândia, a 71 km da Capital, na manhã desta quarta-feira (dia 1º).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) realizou uma operação em Campo Grande e Sidrolândia na manhã desta quarta-feira (1º). O alvo principal é o empresário Pedro Luiz Ribeiro Ruano, proprietário da Livraria Paulo Freire, envolvido em um esquema de corrupção com recursos públicos. A empresa de Ruano foi uma das vencedoras de uma licitação da Prefeitura de Sidrolândia em 2022, no valor de R$ 566.615,75. A operação faz parte de uma série de investigações que já resultaram em quatro fases da Operação Tromper, iniciada em 2023.
Conforme apurado pela reportagem, o alvo da operação é o empresário Pedro Luiz Ribeiro Ruano, proprietário da Livraria Paulo Freire, localizada em Sidrolândia. A razão social é “Pedro Luiz Ribeiro Ruano Ltda”.
- Leia Também
- STJ liberta "Frescura", condenado a 37 anos por corrupção em Sidrolândia
- Após 105 dias, Justiça libera Claudinho Serra
No ano de 2022, a empresa foi uma das vencedoras da licitação da Prefeitura de Sidrolândia para trocar 5.314 unidades, entre chaves e fechaduras da sede municipal e secretarias. O valor da contratação era de R$ 566.615,75, dividido entre três empresas.
Em Campo Grande, o Gaeco está na Zornimat, loja de informática e móveis para escritório na Avenida Afonso Pena. Primeiros, os funcionários foram proibidos de entrar. Depois, acabaram dispensados . Equipe do Bope (Batalhão de Operações Especiais) está no local.
Advogado da loja, Nilton Junior acompanha os trabalhos e afirmou que não há irregularidades na Zornimat.
O esquema de corrupção com recursos públicos na Prefeitura de Sidrolândia já resultou em quatro fases da Operação Tromper, deflagradas entre 2023 e 2025. A reportagem não conseguiu contato com os demais citados. (Colaborou Maria Gabriela Arcanjo)
Matéria atualizada às 8h53 para acréscimo de informação
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.