Golpistas usam promessa de devolução de valores do INSS para enganar aposentados
Criminosos enviam links falsos sobre ressarcimento por e-mail e aplicativos de mensagem
Criminosos estão aproveitando a investigação sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões para aplicar um novo golpe. Conforme alerta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os beneficiários são abordados com a falsa oferta de agilizar a devolução dos valores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Golpistas se aproveitam de investigação sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões para aplicar novo golpe. Beneficiários do INSS são abordados com falsa promessa de agilizar devolução de valores via e-mail e aplicativos de mensagens. Criminosos enviam link com promessa de "ressarcimento de descontos", mas o INSS alerta que os descontos de abril serão retidos e devolvidos na folha de maio, entre 26 de maio e 6 de junho. Valores descontados antes de abril, e não reconhecidos pelos beneficiários, serão avaliados por grupo da AGU para definir a melhor forma de ressarcimento. O INSS reforça que não envia links e orienta os segurados a acessarem os canais oficiais para informações sobre descontos e pagamentos.
O golpe vem sendo aplicado por e-mail e aplicativos de mensagens. Nessas abordagens, o criminoso envia um link informando sobre um suposto “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.
- Leia Também
- INSS confirma suspensão de descontos e devolução de valores a aposentados
- Grupo de trabalho estuda ressarcir prejudicados por descontos do INSS
No entanto, conforme reforçado pelo INSS os valores descontados em abril serão retidos, conforme já anunciado pela CGU (Controladoria-Geral da União). O ressarcimento oficial ocorrerá na folha de pagamento de maio, com depósitos previstos entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
“Os valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários e descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da AGU (Advocacia-Geral da União), que estudará a melhor forma de devolvê-los”, explicou o INSS.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.