Governo de MS cria grupo de trabalho para enfrentar discriminação racial
O grupo vai trabalhar de forma articulada e definir ações para prevenir e erradicar o racismo no Estado

A SEC (Secretaria Estadual da Cidadania) vai formar o GTI (Grupo de Trabalho Interinstitucional) do programa MS Sem Racismo, composto por representantes da SES (Secretaria Estadual de Saúde), SED (Secretaria Estadual de Educação), Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Ministério Público de Mato Grosso do Sul, e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Governo de MS cria grupo de trabalho para combater o racismo no estado. O GTI (Grupo de Trabalho Interinstitucional) será formado por representantes de diversas secretarias estaduais, Ministério Público, instituições de ensino superior e sociedade civil. O objetivo é promover ações de combate ao racismo estrutural e institucional, garantindo a efetivação dos direitos das populações negras, indígenas, povos e comunidades de terreiro e outros grupos étnico-raciais historicamente discriminados. A iniciativa, coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, busca prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata. O programa MS Sem Racismo, lançado em abril deste ano, visa promover a igualdade de direitos e oportunidades para todas as populações étnico-raciais. A primeira reunião para a formação do grupo interinstitucional já foi realizada.
A iniciativa, coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, tem o objetivo de prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata no Estado.
“Foi realizada a primeira reunião para a formação do grupo interinstitucional para formalização da rede de enfrentamento ao racismo em Mato Grosso do Sul, com instituições que se fizeram presente e outras que ainda serão convidadas, a fim de trabalhar de forma articulada e definir ações de enfrentamento ao racismo para fortalecer o compromisso com os direitos humanos, justiça racial, democracia, uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte.
MS Sem Racismo – O programa surgiu em abril deste ano para promover ações de combate ao racismo estrutural e institucional, garantindo a efetivação dos direitos das populações negras, indígenas, povos e comunidades de terreiro e de matrizes africanas e outros grupos étnico-raciais historicamente discriminados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.