ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo do Estado estuda volta às aulas 100% presenciais no mês que vem

Atualmente, ensino presencial é realizado de forma escalonada nas escolas estaduais de MS

Nyelder Rodrigues | 17/09/2021 12:18
Aviso indica regras de biossegurança para permanecer nas salas de aulas das escolas estaduais. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Aviso indica regras de biossegurança para permanecer nas salas de aulas das escolas estaduais. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul estuda já para o próximo mês, outubro, a retomada de 100% das aulas presenciais em toda a rede estadual de ensino. A análise é feita pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e pelo grupo gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia). O resultado deve sair em breve.

Conforme informação repassada pela assessoria de imprensa da pasta de Educação, a proposta foi feita pela própria chefe da secretaria, Maria Cecilia Amêndola Motta, que também faz parte da gestão do Prosseguir.

Devem ser reanalisados os dados da imunização contra a covid-19 no Estado e definidos novos critérios para que se consiga esse retorno. "É uma questão de bandeira. É nisso que a gente se pauta", explica a comunicação da SED.

No caso, é necessário que haja melhora nos índices e passagem para bandeiras que representem menor nível de gravidade para que o fim do escalonamento e retorno das aulas totalmente presenciais sejam confirmadas. Minuta definida pela própria SED, impõe retorno das aulas quando se chegar à bandeira amarela.

Hoje, a REE (Rede Estadual de Educação) funciona com aulas escalonadas, ou seja, de forma semipresencial, revezando as datas em que as turmas vão para a escola. Ao todo, mais de 200 mil alunos estão matriculados nas escolas estaduais sul-mato-grossenses, que atendem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Retorno antecipado - Na avaliação do presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), o retorno já em outubro pode ser visto como uma antecipação, mesmo que a vacinação tenha avançado e os números da covid-19 estejam em plena redução em todo o Estado.

"A categoria não foi notificada sobre nada. Ela [Maria Cecilia] não conversou com a gente, mas evidente que conforme melhore as bandeiras, as aulas presenciais são ampliadas. Porém, é preciso avaliar melhor, pois há muitas cidades, grandes, em bandeira vermelha ainda", comenta Jaime Teixeira.

O sindicalista ainda afirma que é preciso analisar os protocolos sanitários, que estão funcionando bem atualmente, mas sem o escalonamento podem surgir problemas. "Com salas mais cheias, e em muitas escolas essas salas são pequenas, não se conseguir cumprir o distanciamento mínimo", frisa.

Para Jaime, o melhor a se fazer no momento, seria seguir com o escalonamento até o fim do ano e, em 2022, voltar ao ensino totalmente presencial. "Falta só um bimestre para encerrar o ano, então, seria melhor ficar para 2022 esse retorno, acredito. Mas como até agora não nos foi passado nada, fica difícil falar".

A reportagem tentou contato com Maria Cecilia para detalhar a situação, mas ela participa de evento em Ponta Porã e não pôde atender as ligações. A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) também foi procurada para comentar a situação, mas não houve êxito até então.

Mapa atual do Prosseguir, válido até a próxima quarta-feira (22), define também situação das aulas. (Foto: Reprodução)
Mapa atual do Prosseguir, válido até a próxima quarta-feira (22), define também situação das aulas. (Foto: Reprodução)

Bandeiras - As bandeiras do Prosseguir estão divididas em cores, variando entre a verde, que indica risco baixo de contágios, e a cinza, que indica risco extremo. O amarelo indica grau tolerável, enquanto o risco médio e o alto são, respectivamente, representados pelas bandeiras laranja e vermelha.

Atualmente, Mato Grosso do Sul não conta com nenhuma cidade em grau verde, nem em grau cinza, enquanto a bandeira vermelha está presente em apenas 16 das 79 cidades do Estado - entre elas, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

Já a bandeira laranja opera em 33 municípios - alguns deles são Aquidauana, Coxim e Paranaíba. Por fim, o grau tolerável, indicado pelo amarelo, é registrado em cidades como Corumbá, Sidrolândia, Porto Murtinho e Rio Brilhante.

Os indicadores constam no mapa situacional da 35ª semana epidemiológica deste ano, com recomendações válidas até a próxima quarta-feira (22). A partir de então, novas recomendações são feitas para as prefeituras.

Nos siga no Google Notícias