ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Governo veta proposta que designava policiais e militares como "veteranos"

Denominação não encontra respaldo na Constituição Federal e no regime previdenciário

Silvia Frias | 12/09/2019 08:35
Projeto interferia em competências federal e estadual sobre integrantes das forças de segurança (Foto/Arquivo: Marcelo Calazans)
Projeto interferia em competências federal e estadual sobre integrantes das forças de segurança (Foto/Arquivo: Marcelo Calazans)

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa, que designava como “veteranos” os agentes das forças de segurança aposentados em MS foi vetado integralmente pelo governo estadual, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

Na Constituição Federal, o regime de previdência faz referência aos servidores ativos, inativos e pensionistas; em relação aos integrantes das Forças Armadas, oficiais da ativa, militares em atividade, reserva e inatividade.

Dessa forma, a denominação “veterano” não encontra previsão na legislação em vigor e, por representar terminologia diversa da prevista, contraria o disposto nas Constituições Federal e Estadual e legislação pertinente.

Levando-se em conta a definição o dicionário Michaelis considera veterano “aquele que permaneceu muitos anos no serviço militar”.

“Nesse aspecto, ainda que se admitisse a adoção da denominação com intuito apenas de prestar homenagem, o que se aventa por hipótese, considerando a própria limitação do significado do termo “veterano”, a designação deveria se estender apenas, se fosse o caso, aos militares, restando inapropriada para os demais agentes de segurança pública do Estado, quais sejam, policiais civis e agentes penitenciários”.

A proposta havia sido apresentada pelos deputados José Almi (PT), Professor Rinaldo (PSDB) e Carlos Eduardo David (PSL).

Nos siga no Google Notícias