ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Indígena de MS usa reunião em Nova York para criticar desmatamento

Luiz Eloy é advogado de um dos acionistas da BlacRock, considerada maior investidora do mundo

Mayara Bueno e Aline dos Santos | 27/05/2019 13:59
Luiz Eloy com Sônia Guajajara, em Nova York (Foto: Divulgação/Arquivo).
Luiz Eloy com Sônia Guajajara, em Nova York (Foto: Divulgação/Arquivo).

Em Nova York para reunião anual de acionistas da BlackRock, maior gestora de investimentos no mundo, o terena de Mato Grosso do Sul, advogado Luiz Eloy, fez uso da palavra para falar sobre números de desmatamento e outros impactos aos povos indígenas causados pelo agronegócio.

O indígena participou da reunião como advogado de um dos acionistas que detém ações na investidora. “Estamos, desde 2015, tentando pedir embargos econômicos a produtos do agronegócio produzidos em terras indígenas ou em áreas de conflito com comunidade indígena”, afirmou Eloy ao Campo Grande News.

A reunião acontece anualmente para apresentação de números sobre lucro e investimentos. “A BlackRock é a principal investidora do agronegócio brasileiro, eles têm mais de US$ 6 trilhões investidos na JBS e Bunge, empresas que impactam diretamente MS”, explicou.

Após dizer seu nome, o advogado anunciou que era do Brasil, “de uma região chamada Mato Grosso do Sul, lugar marcado pelo intenso conflito entre indígenas e empresas do agronegócio”. Segundo Eloy, o objetivo foi apresentar os impactos dos investimentos nas terras indígenas e meio ambiente.

Ele afirmou, ainda, que no Brasil são 419 povos indígenas, dos quais, 114 são isolados e vivem na Amazônia. Estas pessoas estariam ameaçadas pelo avanço do desmatamento ilegal das florestas promovido pelo agronegócio.

Ainda em discurso, o indígena lembrou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, enquanto candidato em 2018, já dizia que não iria demarcar mais “nenhum centímetro de terra indígena”. “Comprometendo, assim, a preservação das nossas florestas e de nosso clima”.

“No Brasil, de um total de 1.306 terras indígenas, temos ainda 822 a serem demarcadas. São justamente essas terras que atualmente estão mais vulneráveis e expostas a exploração pelo agronegócio”, afirmou o indígena para a plateia de acionistas em Nova York.

Para exemplificar, o indígena disse que, em 2018, 100 mil hectares de floresta, “o que equivale a 100 mil campos de futebol”, foram destruídos na Bacia do rio Xingu. Para expandir a agropecuária, afirma, 150 milhões de árvores foram derrubadas somente nesta região.

“Então, na medida que eles apresentaram muitos números referentes a produção e ao lucro deles, eu causei até um constrangimento quando eu pedi a fala, enquanto acionista, para falar de outros números, como o crescente número de desmatamento e terras que faltam ser demarcadas”.

Luiz Eloy diretamente para o presidente da investidora Laurence Fink e pediu, ainda, que a BlackRock exija da JBS e Bunge, além de outras empresas agropecuárias financiadas por ela no Brasil, a fiscalização das cadeias produtivas até o fim do ano e a restrição de compra de produtos oriundos de propriedades localizadas nas terras indígenas.

Segundo a Folha de São Paulo, que divulgou o episódio, a BlackRock não comentou a situação, afirmando em seu site que leva em consideração responsabilidade ambiental nas empresas que investe.

Nos siga no Google Notícias