ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Justiça Federal mantém prisão para acusados de liderar tráfico do “Clã Morinigo”

O documento lembra que eles foram presos no Paraguai, fronteira com Ponta Porã

Aline dos Santos | 20/12/2021 09:02
Veículos de luxo apreendidos em concessionária pela Operação Status. (Foto: Reprodução)
Veículos de luxo apreendidos em concessionária pela Operação Status. (Foto: Reprodução)

A 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande manteve as prisões preventivas de Kleber Garcia Morinigo e Jefferson Garcia Morinigo. Os irmãos foram alvos da Operação Status, realizada pela PF (Polícia Federal) em setembro do ano passado. A ação foi contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Conforme a decisão publicada na edição de hoje do Diário da Justiça Federal, as prisões foram decretadas para resguardar a ordem pública, “por meio da cessação das atividades ilícitas de lavagem de capitais e de tráfico de entorpecentes”. O documento lembra que eles foram presos em solo estrangeiro (Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã).

“A situação dos acusados Kleber e Jefferson distingue-se da situação dos demais denunciados postos em liberdade pelo TRF3 [Tribunal Regional Federal da 3ª Região], uma vez que ambos são apontados como os líderes da organização criminosa, possuem condenações por delitos relacionados ao tráfico de drogas, foram presos em solo estrangeiro e não possuem idade avançada ou outra condição de saúde que recomende a substituição da prisão preventiva por medida cautelar diversa”.

A Operação Status concentra investigações sobre existência de grupo criminoso dedicado ao tráfico transnacional de drogas e lavagem de ativos. O alvo foi patrimônio de R$ 230 milhões irrigados pelo tráfico de cocaína. A operação foi em parceria com a polícia do Paraguai. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos irmãos Morinigo.

Nos siga no Google Notícias