ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Menino de 5 anos morre e é a primeira criança vítima da covid em MS

Boletim estadual divulgado na manhã de hoje traz óbito registrado no município de Ponta Porã

Guilherme Correia e Paula Maciulevicius Brasil | 28/10/2020 11:00
Exame de covid-19 sendo realizado por profissional de saúde (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Exame de covid-19 sendo realizado por profissional de saúde (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Boletim epidemiológico estadual da covid-19 registrou óbito de uma criança de 5 anos, que morava em Ponta Porã, mas estava internada em Dourados desde domingo (25). Portadora de asma, obesidade e autismo, a vítima faleceu nesta terça-feira (27).

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que investiga a morte do menino como suspeita da SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica). É o terceiro caso, já que a primeira notificação de agosto foi descartada e o caso da adolescente de 15 anos que morreu na semana passada ainda está em investigação.

A SIM-P se manifesta em crianças e adolescentes de 4 a 17 anos e os sintomas podem aparecer meses depois da covid-19. Os pais devem ficar atentos a febre alta e persistente, inchaço das mãos e pés, dores abdominais, diarreia, vômito, confusão mental e vermelhidão nos olhos.

Mato Grosso do Sul registrou mais de 3 mil pacientes infectados com o novo coronavírus que tinham entre até nove anos de idade - desses, 658 estão em tratamento domiciliar e sete estão internados.

Boletim atualizado - O Estado chega a 81.033 casos confirmados de covid desde o início da pandemia. Além da morte em Ponta Porã, Ladário confirmou morte de uma idosa, de 60 anos, que era diabética e hipertensa. Miranda registrou óbito de um idoso, de 72 anos, que possuía diabetes e hipertensão, além de Paranhos, que registrou óbito de idosa, de 76.

Campo Grande não registrou nenhuma morte pela doença nas últimas 24 horas. A cidade, que confirmou 182 infectados, chega a 35.475 casos confirmados da doença. Ao todo, a Capital tem 670 mortes confirmadas.

Mesmo com o número caindo a cada dia, a gente chama a atenção pela presença da doença, já que temos 495 novos casos da doença", reforçou o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante transmissão desta manhã (28).

A média móvel no Estado está ajustada em 381.9 casos por dia, nos últimos sete dias, o que "mostra que a doença está muito presente, apesar do decréscimo do número de mortes", segundo Resende.

Além disso, ao anunciar que 390 pacientes sul-mato-grossenses ocupam leitos hospitalares, a secretária adjunta em Saúde Chrstinne Maymone reforçou que o momento é de "não relaxar nenhuma medida que pregamos".

"Nos baseamos em evidências científicas. Tem cidades com maiores números que outras. E que você possa se afastar de aglomerações, ter distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos, para salvar a vida das pessoas que nós amamos".

(*) matéria atualizada às 11h23 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias