ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Metade das mortes em abril foi pela covid em MS; média supera março

Números mostram ainda que no mês passado, quantidade de óbitos dobrou em relaçao aos anos anteriores

Lucia Morel | 05/05/2021 16:07
Espaço separado em cemitério de Campo Grande à espera do enterro de alguém. (Foto: Henrique Kawaminami)
Espaço separado em cemitério de Campo Grande à espera do enterro de alguém. (Foto: Henrique Kawaminami)

Das pouco mais de 2,6 mil mortes em Mato Grosso do Sul no mês de abril, metade delas foi decorrente de covid-19. Os números do Portal da Transparência do Registro Civil revelam ainda recorde de óbitos no mês passado em MS, com o dobro de ocorrências em relação média dos últimos cinco anos.

Ao todo, abril de 2021 teve 2.670 mortes no geral, incluindo as chamadas mortes violentas, decorrentes de homicídios ou acidentes. Dessas, 1.330 foram por covid-19 ou casos suspeitos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

E foi justamente essa doença que fez os números de óbitos baterem recorde em abril deste ano em relação aos anos anteriores. Os dados do portal, contabilizados a partir de 2016, detalham que dentro dos últimos cinco anos nunca se morreu tanto em abril, sendo que a média ficou em torno de 1,3 mil óbitos no período, entre 2016 e o ano passado.

A situação foi tão caótica que o mês de abril superou inclusive o março de 2021 na quantidade que já era recorde. Foram 284 a mais que no mês anterior, que registrou 2.386 mortes ao todo, sendo 1.043 decorrentes da covid-19.

Somente de covid-19, 1.330 pessoas morreram em abril deste ano.
Somente de covid-19, 1.330 pessoas morreram em abril deste ano.

Diante dos dados, de 2016 para cá, esta é a primeira vez que tantas mortes ocorrem em Mato Grosso do Sul, ressaltando-se que entre janeiro e abril deste ano, foram 8.527 óbitos no total, diante de uma médias, de anos anteriores, que circulava em 5 mil.

Nos siga no Google Notícias