ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ministra Rosa Weber toma posse como nova presidente do STF

Magistrada substitui o ministro Luiz Fux e comandará a Corte por um ano

Karine Alencar | 12/09/2022 18:15
Ministra Rosa Weber toma posse como Presidente do STF (Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
Ministra Rosa Weber toma posse como Presidente do STF (Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)

Nova comandante da corte, a ministra Rosa Weber de 73 anos toma posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (12). Ela substitui Luiz Fux na presidência e no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A ministra é a terceira mulher a presidir a casa. Pela regra, as eleições são protocoladas. Na prática, é feito um rodízio de antiguidade, sendo eleito o ministro com mais tempo de casa que nunca presidiu a corte.

O mandato tem 2 anos, mas será menor devido à magistrada completar 75 anos em 2 de outubro de 2023, quando se aposenta compulsoriamente.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Anderson Torres (Justiça) e Bruno Bianco (Advocacia Geral da União), também compareceram à cerimônia.

Carreira-  Rosa Maria Pires Weber nasceu em Porto Alegre (RS), no dia (2) de outubro de 1948. Em 1967, foi aprovada em 1º lugar para a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e curso de Ciências Jurídicas e Sociais da mesma universidade, com conclusão do curso em 1971.

Em seu discurso, Weber relembrou que por várias vezes, homenageou o estado de origem, o Rio Grande do Sul, citando, inclusive, trecho do hino gaúcho: "Mas não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude acaba por ser escravo".

Nos siga no Google Notícias