ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS ainda aguarda previsão de novas doses da Astrazeneca

2ª dose não está atrasada, já que período foi antecipado - portanto, está dentro da margem de erro

Guilherme Correia | 14/07/2021 12:03
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina da Astrazeneca (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina da Astrazeneca (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Durante coletiva nesta manhã (14), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que Mato Grosso do Sul ainda aguarda novo lote de vacinas contra a covid-19. Maior preocupação tem a ver com a Astrazeneca, que teve sua produção nacional atrasada, mas que já foi garantido que, por conta de antecipação do calendário, não haverá atraso na aplicação da 2ª dose.

Ainda que o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) tenha participado de reunião com governadores, ele deixou claro que ainda não há sequer previsão desse repasse. "Estamos aguardando o Ministério encaminhar, hoje ou amanhã, se vamos receber novas doses até sexta-feira para que possamos prosseguir nosso projeto de vacinação no Estado".

Na segunda-feira (12), ele afirmou ao Campo Grande News que o governo federal geralmente anunciava a distribuição de imunizantes logo no começo da semana.

Quantidade de vacinas - Segundo dados da plataforma Vacinômetro, elaborada pela SES, Mato Grosso do Sul já utilizou todo o estoque de imunizantes da Astrazeneca.

Desde janeiro, MS recebeu mais de 821,6 mil vacinas da Coronavac e aplicou cerca de 92,2% delas.

Além disso, foram 230,4 mil da Pfizer, das quais 84,7% foram utilizadas, e 226,1 mil da Janssen, sendo que 94,5% foram aplicadas.

Apenas os imunizantes da Astrazeneca, os quais a União encaminhou 854,4 mil, foram utilizados 102,8%. Esse excedente (2,8%) é justificado por conta do aproveitamento de doses que são da reserva técnica, que é um adicional de imunizantes encaminhados aos estados e municípios.

Fila para imunização contra a covid em ponto de vacinação na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Fila para imunização contra a covid em ponto de vacinação na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Portanto, há uma defasagem evidente apenas nesse tipo de imunizante. Vale lembrar que ao menos em Campo Grande, os pontos de imunização têm aplicado todas as vacinas, com exceção desta.

Nesse caso, já foi garantido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), que ninguém está com a 2ª dose em atraso, devido a antecipação no período entre as duas aplicações, passando de 12 semanas a 8 semanas.

Leitor, que preferiu não se identificar, descreve que tomou 1ª dose dessa vacina em 12 de maio. Segundo a bula do fármaco, o reforço deve ser aplicado 12 semanas após - ou seja, no começo de agosto. Apesar disso, a prefeitura decidiu permitir antecipar esse período para oito semanas, mas ele ainda não recebeu a dose.

Ainda conforme a Sesau, quem estiver nessa situação tem de ficar tranquilo e esperar a disponibilização desses imunizantes, quando for estipulada nova data, já que o indivíduo ainda estará no período entre 8 a 12 semanas.

Atraso - Conforme apurado pela agência de notícias Reuters, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que fabrica os imunizantes da Astrazeneca, não deverá cumprir prazo de entrega de 100 milhões de doses até o final deste mês, por conta na demorada da chegada de insumo farmacêutico ativo da vacina.

Ainda assim, a instituição manteve compromisso de encerrar o ano com 200 milhões de doses entregues ao Brasil, além de mais 180 milhões no ano que vem, o que garantiria continuidade à campanha de imunização, inclusive, em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias