ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MS assina acordo com os EUA para troca de informações na área de segurança

Representante do governo Americano no Brasil esteve na governadoria de MS para assinatura da parceria

Jhefferson Gamarra | 19/05/2021 13:44
Governador Reinaldo Azambuja e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Crawford Chapman (Foto: Marcos Maluf)
Governador Reinaldo Azambuja e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Crawford Chapman (Foto: Marcos Maluf)

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja participou nesta quarta-feira (19), de uma reunião com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Crawford Chapman. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação e troca de informações com os Americanos.

A ideia inicial é firmar uma cooperação e discussão de temas importantes, além da elaboração de projetos e a articulação de ações que sejam de interesse mútuo.

Assinatura do termo de cooperação para troca de informações e banco de dados referentes a segurança pública (Foto: Marcos Maluf)
Assinatura do termo de cooperação para troca de informações e banco de dados referentes a segurança pública (Foto: Marcos Maluf)

“Estamos celebrando a relação que meu país tem com Mato Grosso do Sul. Firmamos um acordo sobre segurança pública, pois sei que aqui estão trabalhando fortemente na área de segurança e foi apresentado o sucesso que o estado tem no combate ao crime organizado, por se tratar de um estado fronteiriço. Isso é importante e faz com que o governo americano coopere com a troca de informações e treinamento para a segurança pública”, resumiu Todd Crawford Chapman, embaixador dos Estados Unidos, que pela primeira vez esteve em Mato Grosso do Sul.

De acordo o governador Reinaldo Azambuja, a cooperação entre o Estado e os Americanos, abre possibilidades e oportunidades de discussões de pautas que vão além da segurança. “Esse é o início do acordo, de vários outros que firmaremos em áreas que são estruturantes para o Estado. Conversamos com o embaixador e queremos construir protocolos de intenções na área de saúde, educação, econômica e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

A reunião contou com a participação do secretário estadual de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira, que detalhou alguns pontos do termo assinado. “Já tínhamos uma parceria na parte de capacitação de policiais e troca de informações com o governo americano. Agora firmamos a partir da assinatura deste termo de cooperação, o compartilhamento de banco de dados em tempo real entre os Estados Unidos e Mato Grosso do Sul”, sintetizou Videira.

Participaram também da agenda o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck; o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa; além do presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen e o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison de Araújo.

Nos siga no Google Notícias