ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS é o 10° estado com maior incidência de casos prováveis de dengue

No Estado, 15 municípios apresentam alta incidência de casos prováveis da doença

Liana Feitosa | 17/04/2022 12:28
Mosquito Aedes aegypt, popularmente conhecido como "mosquito da dengue". (Foto: Governo de MS / Divulgação)
Mosquito Aedes aegypt, popularmente conhecido como "mosquito da dengue". (Foto: Governo de MS / Divulgação)

Mato Grosso do Sul ocupa a 10ª posição no ranking nacional entre os estados com maior incidência de casos prováveis de dengue, conforme dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Até o dia 14 de abril foram registrados 3.845 casos suspeitos em uma população de pouco mais de 2,8 milhões de habitantes, o que representa uma incidência de 136,9 casos para cada 100 mil habitantes.

No Estado, 15 municípios apresentam alta incidência de casos prováveis de dengue (em vermelho). São classificadas com alta incidência as cidades que registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes.

Entre os municípios com maior índice de casos prováveis, dois apresentam alta incidência de casos confirmados: Chapadão do Sul a 321 quilômetros de Campo Grande, com 456,2 casos confirmados para cada 100 mil habitantes, e São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros da Capital, com 308,6 casos para cada 100 mil habitantes.

Tabela com cidades de MS com incidência de casos prováveis de dengue. (Foto: Reprodução/ Boletim epidemiológico)
Tabela com cidades de MS com incidência de casos prováveis de dengue. (Foto: Reprodução/ Boletim epidemiológico)

Sintomas - Ainda de acordo com a SES, é considerado caso suspeito de dengue quando o paciente apresenta febre e um ou mais dos seguintes sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen; vômitos persistentes; acumulação de líquidos; sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; diminuição súbita da pressão arterial ao se levantar de uma posição deitada ou sentada; hepatomegalia maior do que 2 cm e aumento progressivo da medida da proporção de hemácias no sangue.

Nos siga no Google Notícias