ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

MS espera decisão de ministério para vacinar crianças acima de 3 anos

Na quarta-feira, Anvisa aprovou uso deste imunizante a esta faixa etária, mas calendário depende do governo

Guilherme Correia | 14/07/2022 07:41
Ampola da vacina contra a covid-19, da Coronavac. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Ampola da vacina contra a covid-19, da Coronavac. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Mato Grosso do Sul aguarda decisão do Ministério da Saúde para começar a vacinar crianças de três a cinco anos contra a covid-19, com doses do imunizante Coronavac. Ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a autorização da aplicação deste imunizante para os indivíduos desta faixa etária.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Flávio Britto, a vacinação será importante para proteger crianças, já que as aulas presenciais retornaram e houve aumento de casos de doenças gripais neste grupo.

"Os leitos por vários agravos, infantis e pediátricos, tiveram uma crise recente. As crianças estavam trancadas em suas casas estudando, fazendo lazer, e de repente, voltaram às aulas. Tem também a questão do clima [inverno]."

Desta forma, ele ressalta que a aplicação será possível “assim que tiver uma regulamentação do Ministério da Saúde”.

Coronavac - A vacina poderá ser aplicada em crianças acima dos três anos e imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade. Será feita aplicação em duas doses, com intervalo de 28 dias.

O imunizante é o mesmo usado em adultos, sem adaptação de versão pediátrica. A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan, em março deste ano, para liberação do imunizante contra a covid-19 para essa faixa etária.

A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a Anvisa ampliou uso da vacina a crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.

Nos siga no Google Notícias