ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS já imunizou 75% dos idosos e 59% dos profissionais da saúde contra gripe

Campanha começou em 23 de março e terá três fases até 22 de maio

Marta Ferreira | 08/04/2020 14:39
Fila em local de vacinação em Campo Grande, onde doses estão disponíveis em farmácias e na rede pública, em tendas montadas em 10 unidades de saúde. (Foto: Paulo Francis)
Fila em local de vacinação em Campo Grande, onde doses estão disponíveis em farmácias e na rede pública, em tendas montadas em 10 unidades de saúde. (Foto: Paulo Francis)

Em duas semanas de campanha, 219, 8 mil pessoas foram imunizados em Mato Grosso do Sul contra a gripe. Neste ano, a imunização é considerada ainda mais importante por causa da pandemia de novo coronavírus.

 A lógica é evitar que as pessoas fiquem doentes por gripe e livrar os leitos para as vítimas da covid-19.  A fase em andamento da vacinação é para idosos e profissionais de saúde.

Em Campo Grande, a vacinação ocorre em 10 tendas montadas em unidades de saúde municipais e em 52 farmácias credenciadas.  Na primeira semana, as doses acabaram em dois dias, depois foram respostas e, segundo informado nesta quarta-feira, ainda há vacina disponível.

Segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal é maior entre os idosos, chegando a 75,43%. Foram aplicadas 184,3 mil doses para essa faixa etária, cujo total é de 244 mil.

Para os profissionais de saúde, a proteção contra a doença alcança é 59,65, com 35,5 mil vacinados, para um público de 59,5 mil.

Distribuição – Conforme a SES, foram distribuídas 316 mil doses de vacinas para os 79 municípios, em quatro lotes recebidos do Ministério da Saúde. Ao todo, como informado, serão 1 milhão de doses em 14 remessas.  O Ministério já enviou quatro lotes.

No total, o público alvo em Mato Grosso do Sul é de 902,2 mil pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos definidos.

Serão três fases de imunização. A primeira começou em 23 de março e vai até 15 de abril, para idosos e profissionais da saúde.

De 16 de abril a 8 de maio serão vacinados professores das escolas públicas e privadas,  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, profissionais da força de segurança e salvamento  e Funcionários do sistema prisional.

A terceira etapa da vacinação está marcada para o período entre 9 de maio e 22 de maio, quando serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas,   adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Em 2019, Mato Grosso do Sul atingiu a meta com a cobertura de 91,2%.

Nos siga no Google Notícias