ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS já registra 176 denúncias de violação sexual entre crianças e adolescentes

Registros foram feitos entre janeiro e maio de 2024 no Disque 100

Por Cassia Modena | 20/05/2024 12:28
Em Campo Grande, faixa incentiva denúncias de abuso sexual a crianças e adolescentes (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Em Campo Grande, faixa incentiva denúncias de abuso sexual a crianças e adolescentes (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

De 1º de janeiro até 12 de maio deste ano, as denúncias de violação sexual contra crianças e adolescentes já somavam 176 em Mato Grosso do Sul.

O número é do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ele apresenta registros do Disque 100 feitos a partir de relatos por ligação, mensagem de WhatsApp e e-mail.

As vitimas têm entre 2 e 17 anos. Algumas não tiveram as idades informadas durante o relato. As meninas foram os alvos mais frequentes (131) e os meninos, menos (23). As demais não tiveram o gênero informado.

Ao todo, a quantidade de violações denunciadas nos 176 relatos foi de 461. É que cada vítima pode sofrer mais de um tipo de violência – se for calculada uma média, cada menino ou menina sofreu 2,6 tipos de violações sexuais no Estado.

De acordo com a classificação dada pelo Ministério, as violações podem ser: estupro de vulnerável, estupro virtual, abuso sexual físico ou psíquico, exploração sexual, importunação sexual, assédio sexual e violência sexual mediante fraude.

Sala de depoimento para crianças e adolescentes na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Sala de depoimento para crianças e adolescentes na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

No Brasil - Os números nacionais do Disque 100, considerando a quantidade registrada entre 1º de janeiro e 13 de maio, mostram que foram feitas 11.692 denúncias de violação sexual desse público no Brasil.

Representa uma média ainda muito alta, de quase 88 denúncias por dia no país no período de 134 dias.

Como denunciar - Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo serviço, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Cada caso recebido é analisado e encaminhado aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Além de poder discar 100 e fazer o relato por ligação, o denunciante pode enviar mensagem por WhatsApp ou fazer o registro no Aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias