ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MS recebe doses de reforço, mas vacinas para crianças chegam só a partir de 5ª

Lote mais recente detalhado pelo Ministério é de vacinas da Pfizer a adultos; infantis terão dosagem diferente

Guilherme Correia | 10/01/2022 07:59
Ampolas de vacinas da Pfizer, que deverão chegar ao Estado; doses infantis terão outra dosagem. (Foto: Divulgação)
Ampolas de vacinas da Pfizer, que deverão chegar ao Estado; doses infantis terão outra dosagem. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul deve receber 164.970 doses de vacina contra a covid-19, da Pfizer, a serem utilizadas como reforço em adultos. Em documento publicado na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que o encaminharia a partir da última quarta-feira, dia 5, mas a distribuição de imunizantes ainda não foi publicada em Diário Oficial do Estado.

Vale ressaltar que a previsão da pasta federal é de encaminhar as vacinas para crianças de cinco a 11 anos a partir da próxima quinta-feira (13). No entanto, o detalhamento deste outro lote ainda não foi feito.

No último repasse, foram encaminhadas também 259,5 mil seringas descartáveis para aplicação dos imunizantes.

O assessor militar da SES (Secretaria Estadual de Saúde), coronel Marcello Fraiha, explicou ao Campo Grande News que a estimativa para início da imunização dos mais jovens depende em não haver imprevistos no cronograma.

"Estamos aptos para iniciar essa aplicação das doses no dia subsequente à chegada. Elas chegam, são distribuídas nos municípios, provavelmente, se tudo der certo, no dia 14, e no dia subsequente, temos capacidade de iniciar. Isso, caso a nossa logística não tenha nenhum tipo de atraso."

Segundo ele, as doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (13), encaminhadas às cidades no dia seguinte, e no sábado (15), deverá acontecer o início da campanha. "As doses chegarão no Brasil provavelmente no dia 13 de janeiro de 2022. Se a logística não ocorrer atrasos, as doses chegarão aos estados no dia 14 e o Mato Grosso do Sul estará pronto, em condições de iniciar a vacinação, imediatamente, dessas crianças."

Vacinação - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de tais imunizantes desde meados de dezembro. Atualmente, somente indivíduos acima de 12 anos se vacinam contra o coronavírus. As novas doses infantis - para cinco a 11 anos - terão dosagem diferente das demais.

Nos siga no Google Notícias