ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MS recomenda antecipar 2ª dose da Astrazeneca como na Capital

Prefeitura de Campo Grande já havia feito a medida para vacinados com 1ª dose até 8 de março

Guilherme Correia | 14/05/2021 12:20
Caixa transportava primeiro lote de vacinas da Astrazeneca a chegar no Estado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Caixa transportava primeiro lote de vacinas da Astrazeneca a chegar no Estado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Durante coletiva nesta manhã (14), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, recomendou que municípios "antecipem" em até um mês a aplicação da 2ª dose de vacina da Astrazeneca.

"Ao invés de três meses de intervalo, estou apontando que no Mato Grosso do Sul a gente possa fazer a D2 em oito a 12 semanas, não precisa aguardar os três meses. Quem tomou vacina em fevereiro ou em março e deveria tomar agora em maio ou junho a segunda dose, pode antecipar a 2ª dose da Astrazeneca, já vão ficar imunizados", disse.

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) fez menção a demora no repasse de vacinas Coronavac, por falta de insumos, que acarretaram em atraso na aplicação de 2ª dose em todo o País. "Se faltar ingrediente importante na fabricação das vacinas da Astrazeneca, como está faltando para o Instituto Butantan, e espero que não falte, já que estão indicando que não vai faltar, essas pessoas podem ficar imunizadas [caso antecipem]".

Na semana passada, a prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), já havia antecipado calendário a pessoas que se vacinaram com 1ª dose de Astrazeneca até 8 de março, para que pudessem se imunizar com 2ª dose naquela semana.

Vale lembrar que hoje, 14 de maio, a Capital está aplicando somente a 2ª dose em pessoas que já receberam 1ª aplicação de Coronavac até 24 de março e de Astrazeneca até 14 de março. Para mais detalhes sobre o cronograma vacinal desta sexta-feira, clique aqui.

O titular da pasta estadual, Geraldo Resende, também mencionou que a diferença no período de doses pode até, caso comprovado cientificamente, conferir maior imunidade aos vacinados. "Estamos torcendo para que esse atraso seja benéfico à nossa população", diz, "desde que a população faça a 2ª dose", lembrou.

Em matéria publicada no fim de abril, a imunologista e pesquisadora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Inês Tozetti, já havia mencionado que alterações na aplicação de vacinas podem até gerar benefícios, mas que a princípio devem ser seguidas orientações estipuladas a partir de testes.

Como na covid-19 tudo é muito novo e dinâmico, deve-se evitar ao máximo o surgimento dessas intercorrências, mas quando ocorrer o aconselhado é um acompanhamento clínico e laboratorial dos pacientes pós-vacinação", disse Tozetti.

Naquele momento, o Campo Grande News havia levantado a quantidade de pacientes que tomaram 2ª dose de Coronavac em tempo muito diferente do que é preconizado na bula - cerca de 5,2 mil pessoas enquadravam-se nesses critérios. Conforme noticiado mais cedo, mais de 120 mil pessoas só tomaram a 1ª atualmente no Estado.

"Qualquer alteração no esquema de administração pode acarretar em alterações na eficácia da vacina. Mas para todas as vacinas, sempre se indica que é melhor tomar a segunda dose fora do tempo previsto, que não tomar", explicou a imunologista Inês Tozetti.

Nos siga no Google Notícias