Na primeira quinzena de agosto, choveu só 35% do esperado na Capital
Maioria das cidades analisadas no Estado está com índices de precipitação abaixo da média histórica
Nos primeiros 15 dias de agosto, apenas cinco dos 47 municípios de Mato Grosso do Sul registraram volume de chuva próximo ou acima da média histórica, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Em Campo Grande, o acumulado ficou em apenas 35% do esperado para o mês.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Chuvas abaixo da média em Mato Grosso do Sul. Nos primeiros quinze dias de agosto, apenas cinco dos 47 municípios registraram volume de chuva próximo ou acima da média histórica, segundo o Cemtec. Campo Grande acumulou apenas 25% do esperado para o mês, com 16 milímetros de chuva, enquanto a média é de 45,5 milímetros. Tempo seco prevalece no estado, com dez municípios entre as cidades mais secas do país no dia 16 de agosto, de acordo com o Inmet. Porto Murtinho, Sidrolândia e Sonora registraram umidade relativa do ar de apenas 13%. Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nhumirim e São Gabriel do Oeste registraram 14%.
Na Capital, entre 1º e 15 de agosto, choveu 16 milímetros, enquanto a média histórica é de 45,5 milímetros, 65% abaixo do normal. Apenas Dourados, Três Lagoas, Costa Rica, Fátima do Sul e alguns pontos de Corumbá tiveram precipitação acima da média.
- Leia Também
- Maioria diz estar bebendo mais água para enfrentar os efeitos do clima
- Calor de até 34 °C e tempo seco marcam segunda-feira em Mato Grosso do Sul
O Cemtec explica que a média histórica é calculada com base em dados climatológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) referentes ao período de 1981 a 2010. No caso de Campo Grande, todas as medições oficiais registraram acumulados abaixo da média, e o levantamento utilizou dados do pluviômetro automático do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
As análises consideraram informações de diferentes estações meteorológicas, incluindo as do Inmet, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Embrapa Agropecuária Oeste, além de pluviômetros do Cemaden e da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
De acordo com o Inmet, neste domingo (17), Mato Grosso do Sul teve 10 municípios entre as cidades mais secas do país no sábado (16), com os menores índices de umidade relativa do ar. Em Porto Murtinho, Sidrolândia e Sonora, o índice chegou a apenas 13%. Já Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nhumirim (distrito de Corumbá) e São Gabriel do Oeste registraram 14%.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: