ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Novo lote de vacinas da Coronavac para 2ª dose deve chegar amanhã em MS

Mais de 100 mil sul-mato-grossenses aguardam nova dose que garante total imunização prevista contra covid

Guilherme Correia | 12/05/2021 11:28
Em falta, doses da Coronavac chegarão nesta semana a Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Em falta, doses da Coronavac chegarão nesta semana a Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Durante coletiva nesta manhã (12), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que Mato Grosso do Sul espera receber novo lote de vacinas contra a covid amanhã (13). Serão 51,5 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, divididas em 27 mil imunizantes da Coronavac - que serão utilizadas para que os municípios deem continuidade à imunização com a 2ª dose - além de 24,5 mil da Astrazeneca.

No Estado, pelo menos 5,2 mil pessoas receberam 2ª dose da vacina sino-brasileira em tempo diferente do que é recomendado pela própria fabricante, conforme reportado no mês passado pelo Campo Grande News. Ainda assim, a orientação oficial é que a população recebe o reforço do imunizante mesmo que a vacinação ocorra fora do prazo.

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) adiantou que resolução será publicada já na quinta-feira com os detalhes sobre quantitativo destinado a cada município, bem como a recomendação exata dos públicos-alvos.

Ainda assim, segundo ele, a previsão é que as vacinas fabricadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sejam separadas para que metade seja logo utilizada em 1ª aplicação e a outra parte seja reservada para 2ª aplicação, mas novas indicações do governo federal ainda podem ser feitas.

Com a chegada do novo carregamento, Mato Grosso do Sul somará mais de 1 milhão de doses recebidas desde janeiro deste ano. Desde o início da pandemia, mais de 260 mil pessoas tiveram a doença e 6,1 mil morreram.

Até ontem, 22,4% da população estava vacinada com ao menos uma dose de imunizante contra a doença, sendo que 8,6% dos habitantes estão imunizados de forma adequada com as duas doses.

Nos siga no Google Notícias